Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | LEÃO, Glauciane Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:48:58Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:48:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-27 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3339 | - |
dc.description | ABSTRACT: The present work makes an approach on the use of pedagogical didactic material in elementary school: a look at the 1st 2nd and 3rd of the DrôCreomarMesquita School Unit. Through these resources the pedagogical coordination together with the teachers will find solutions that bring improvement to the teaching and will minimize limitations related to the use of the materials in the classroom. Teaching didactic resources in school education contributed to innovate the practice of teachers in their daily work in school. The pedagogical coordination together with the teachers in the planning inserted these didactic resources as different means that involves the need to review principles, contents, methodologies and practices harmonized with these didactic resources and the technological resources. The objective is to provide literacy classes through pedagogical resources, reinforcing and improving students' performance such as: ensuring the proper use of teaching materials, developing reasoning through play and improving reading and writing using pedagogic games, verifying the methodology Of students through games and discuss the use of the use of teaching material in elementary school. In school education is one of its challenges to the teaching practice of the teacher through the analysis and reflection of productions on the teaching practice in the midst of the didactic resources. The research methodology consisted of a qualitative and quantitative approach, where questionnaires were used which, in turn, explained the use of the study and the use of didactic resources as analysis. It was possible to conclude that of the 8 students analyzed and the eight teachers confirm very clearly their answers and their results, through which they are important factors in the method of study. This work was elaborated from this necessity, with the intention of contributing, so that through the appropriation of these didactic resources teachers and students together with their pedagogical coordinator have the capacity to decide how and when to use them. According to Castoldi, with the use of didactic-pedagogical resources, one thinks of filling the gaps that traditional teaching usually leaves, and with this, besides exposing the content in a differentiated way, makes students participating in the learning process. (CASTOLDI 2006, pp. 985). | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma abordagem sobre o uso do material didático pedagógico no ensino fundamental: um olhar para o1° 2° e 3° da Unidade Escolar Dr°Creomar Mesquita. Através destes recursos a coordenação pedagógica junto com os professores encontrará soluções que traga melhoriaao ensino e minimizará limitações relacionadas ao uso dos materiais em sala de aula. Os recursos didáticos pedagógicos na educação escolar veio a contribuir para inovar a prática do professor em seu trabalho diário na escola. A coordenação pedagógica junto com os professores no planejamento inseri estes recursos didáticos como diferentes meios que envolva a necessidade de rever princípios, conteúdos, metodologias e práticas harmonizáveis com estes recursos didáticos e os recursos tecnológicos. O objetivo éproporcionar na alfabetização aulas através dos recursos pedagógicos, reforçando e melhorando o desempenho dos alunos tais como: garantir a utilização adequada dos materiais pedagógicos, desenvolver o raciocínio através de jogose e melhorar na leitura e escrita usando os jogos pedagógicos, verificar a metodologia dos discentes através de jogos e discutir a utilização do uso do material didático no ensino fundamental. Na educação escolar éum dos seus desafios para a prática docente do professor por meio da análise e reflexão de produções sobre a prática docente em meio aos recursos didáticos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma abordagem, qualitativa e quantitativa, onde foram usados questionários que, por sua vez, explicavam o uso do estudoe a utilização de recursos didáticos como análise. Foi possível concluir que dos 8 alunos analisados e os oito professores confirmam com muita clareza suas respostas e seus resultados, por meio dos quais são fatores importantes no método de estudo. Este trabalho foi elaborado a partir desta necessidade, com a intenção de contribuir, para que através da apropriação destes recursos didáticos os professores e alunos juntos com o seu coordenador pedagógico tenham a capacidade de discenir como e quando utilizá-los. Segundo Castoldi com a utilização de recursos didáticos-pedagógicos pensa-se em preencher as lacunas que o ensino tradicional geralmente deixa, e com isso, além de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, faz os alunos participantes do processo de aprendizagem. (CASTOLDI 2006, p. 985). | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias e coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical didactic resources | pt_BR |
dc.subject | Technologies and pedagogical coordination | pt_BR |
dc.title | O uso do material didáticopedagógico no ensino fundamental: um olhar para o 1°2° e 3° ano na Unidade Escolar Dr°Creomar Mesquita | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GlaucianeLeao.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.