Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3342
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dc.contributor.authorSANTOS, Rosilete Portugal dos
dc.date.accessioned2019-05-29T13:48:58Z-
dc.date.available2019-05-29T13:48:58Z-
dc.date.issued2016-12-06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3342-
dc.descriptionABSTRACT: Democratic management in public schools and the coordinator's role in ensuring the participation of the school community in educational, financial and administrative decisions, taking into account the different instruments that favor this participation, is the objective of this work, highlighting The political and pedagogical questions that permeate the relations of the subjects of the school for the implementation of democratic management in the Municipal School Marcelino Freitas de Humberto de Campos - Ma, empirical field of this work. Considering the role of the pedagogical coordinator in the process of building democratic management in the school space, as a starting point for our study, we base this work on the ideas of different scholars such as Paro (2001), Luck (2006), Libâneo (2004), who conceive of democratic management as being essential for the improvement of public education. In this study, we highlight the importance of the pedagogical coordinator, as well as his / her responsibilities in the school space, the function of articulating, accompanying, coordinating, supervising, forming, transforming, orienting and subsidizing the development of pedagogical work that is being developed within the school. The method used was Field Research, with an essentially qualitative bibliographic nature. The instruments used were interviews and observations in the study environment with management, faculty, watchmen, operational services, administrative and parents. The preparation of the questions for the interview resulted from the observations in the institution and the studies on the subject. The interview was structured and with open questions. Of course, the structured interview is a data collection technique in which questions are formulated and answered orally. The research was carried out at the Marcelino Freitas Municipal School located in the village of Rampa, in the municipality of Humberto de Campos - Ma, where the data analyzed were analyzed. During the research, we can verify that it is possible to develop a democratic management through actions that make possible the decentralization of power and the effective participation of all who are part of the school in the educational process, even in the face of the difficulties encountered.pt_BR
dc.description.abstractA gestão democrática nas escolas da rede pública e o papel do coordenador no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, levando em conta os diversos instrumentos que favorecem esta participação, é o objetivo deste trabalho, destacando-se as questões políticas e pedagógicas que permeiam as relações dos sujeitos da escola para implementação da gestão democrática na escola Municipal Marcelino Freitas de Humberto de Campos – Ma, campo empírico deste trabalho. Considerando, a função do coordenador pedagógico no processo de construção da gestão democrática no espaço escolar, como ponto de partida do nosso estudo, fundamentamos este trabalho nas ideias de diferentes estudiosos da área como Paro (2001), Luck (2006), Libâneo (2004), que concebem a gestão democrática como sendo algo imprescindível para a melhoria no ensino público. Evidenciamos, neste estudo, a importância do coordenador pedagógico, bem como, suas atribuições no espaço escolar, a funçao de articular, acompanhar, coordenar, supervisionar, formar, transformar, orientar, subsidiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico que está sendo desenvovido no interior da escola. O método utilizado foi a Pesquisa de campo, com característica essencialmente qualitativa de natureza bibliográfica. Os instrumentos utilizados foram entrevistas e as observações no ambiente de estudo com a gestão, o corpo docente, vigias, serviços operacionais, administrativos e pais. A elaboração das perguntas para a entrevista resultou das observações na instituição e dos estudos sobre a temática. A entrevista realizada foi do tipo estruturada e com perguntas abertas. Por certo, a entrevista estruturada é uma técnica de coleta de dados na qual as perguntas são formuladas e respondidas oralmente. A pesquisa foi realizada na escola Municipal Marcelino Freitas localizada no povoado Rampa, Município de Humberto de Campos – Ma, onde foram coletados os dados cujas análises apresentamos neste instrumento. Durante a pesquisa podemos constatar que é possível desenvolver uma gestão democrática através de ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos que fazem parte da escola no processo educativo, mesmo diante das dificuldades encontradas.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.titleA Função do Coordenador Pedagógico no Processo de Construção da Gestão Democrática no Espaço Escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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