Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3343
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Antonia de Sá Borges dos
dc.date.accessioned2019-05-29T13:48:58Z-
dc.date.available2019-05-29T13:48:58Z-
dc.date.issued2017-02-10
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3343-
dc.descriptionABSTRACT: With this research, we intend to investigate the practices of the pedagogical coordinator of the public school, of the town of União, municipality of São Francisco do Brejão-MA. Detect the focus of its action as an integrative link of action that takes shape in the educational context, as well as reflect on the challenges and conflicts faced in its practice that permeate the daily life of this professional in the school community. It is also worth noting the reflection on the role of the Pedagogical Coordinator, since it is a professional responsible for forming and maintaining the school team, committed and firm in the purpose assumed in the work proposal of the school unit. We also discuss questions about the role of this specialist in the teaching staff, accompanying the teacher in his planning, teaching and evaluation activities, in order to improve the process of teaching learning.The reflections, ideas and proposals mentioned, as well as the methodology used in the construction of this article, are based on observations of the daily life of this professional, as well as interview through a questionnaire with the teachers, the manager and the coordination. It is also possible to review the literature based on theoretical assumptions, which were dedicated to the study of this specialist's action, configuring these references in a broad contribution to the understanding of the pedagogical coordinator's own performance.pt_BR
dc.description.abstractCom esta pesquisa, pretende-se investigar as práticas de interação entre o gestor, professor e a coordenação pedagógica da Escola Municipal São José no povoado União, município de São Francisco do Brejão-MA. Detectar o foco de sua atuação como elo integrador da ação que se concretiza no contexto educacional, bem como, refletir sobre os desafios e conflitos enfrentados na sua prática que permeiam o cotidiano deste profissional na comunidade escolar. Destaca-se também, a reflexão sobre o papel do Coordenador Pedagógico, pois é um profissional responsável por formar e manter a equipe escolar coesa, empenhada e firme no propósito assumido na proposta de trabalho da unidade escolar. Relata-se, ainda, questões sobre a função deste especialista junto ao corpo docente, acompanhando o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação, no sentido de melhorar o processo de ensino aprendizagem. As reflexões, ideias e propostas citadas, através de pesquisa bibliográfica, bem como a análise de questionários que foram aplicados a quatro professores, a gestora da escola e a coordenadora pedagógica que será utilizado na construção deste artigo. É cabível, também, uma revisão de literatura que se alicerçam em pressupostos teóricos, que se dedicaram ao estudo da ação desse especialista, configurando-se esses referenciais em ampla contribuição para o entendimento da atuação própria do coordenador pedagógico.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectInteractionpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.titleGestão escolar e coordenação pedagógica : uma parceria que pode dar certopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntoniaSantos.pdfArtigo361,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.