Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3346
Título: O USO DO APARELHO CELULAR NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA C.E. JOSÉ FURTADO BEZERRA: ferramenta educacional ou distração?
Autor(es): DIAS, Ana Célia Paiva
Palavras-chave: Celular
Escola
Coordenação pedagógica
Cellular
School
Pedagogical coordination
Data do documento: 26-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este trabalho analisa a questão do uso do aparelho celular dentro da sala de aula no sistema Educacional de Miranda do Norte - MA, em especial na Escola Estadual de Ensino Médio C.E. José Furtado Bezerra. Sendo que as maiores questões sobre o uso do celular nesta instituição é a distração que o mesmo causa aos alunos deixando-os desatentos durante as aulas, no entanto, há um crescente interesse dos jovens pelo uso do aparelho, então, porque não inserilo dentro do âmbito escolar tornando a aprendizagem ainda mais prazerosa e significativa? Desta forma entende-se que para inserir o aparelho celular em sala de aula é necessário repensar o uso do mesmo, onde este é mais um recurso audiovisual que possivelmente contribuirá no bom desempenho em sala. A coordenação deverá atuar promovendo discussões e reflexões acerca desse assunto através da formação continuada para alunos e professores, socializando as informações na descoberta da integração de novas tecnologias. À luz deste objetivo principal, o estudo identificou as possíveis contribuições do aparelho celular em sala de aula para o processo de ensino aprendizagem. Além disso, orientou professores quanto à possibilidade do uso dos aparelhos celulares como ferramenta educacional e, em seguida, explorou a importância do coordenador pedagógico na mediação do uso do aparelho celular como ferramenta, em sala. A pesquisa foi desenvolvida de forma qualitativa. Os dados foram obtidos através de questionários programados aplicados a alunos e professores do 3º ano “B”, do turno matutino. As teorias em que a análise foi apoiada foram os conceitos de Almeida (2000), Tapscott (1999) que enfatizam a presença das tecnologia no dia a dia dos cidadãos, e quando inseridas no espaço escolar surgem como facilitadores na busca do conhecimento, bem como Pretto (1999) que define os jovens como nativos digitais e Rorig Backers (2011) ressaltam a importância da atualização tecnológica no âmbito escolar.
Descrição: ABSTRACT: This work analyzes the question of the use of the cellular apparatus within the classroom in the Educational System of Miranda do Norte - MA, especially in the State School of Higher Education C.E. José Furtado Bezerra. Being that the biggest questions about the use of the cell phone in this institution is the distraction that causes the students to leave them inattentive during classes, however, there is a growing interest of the young people in the use of the device, so why not insert it Within the school environment making learning even more enjoyable and meaningful? In this way it is understood that to insert the cellular device in the classroom it is necessary to rethink the use of it, where this is another audiovisual resource that possibly will contribute to the good performance in the room. The coordination should act by promoting discussions and reflections on this subject through continuous training for students and teachers, socializing the information in the discovery of the integration of new technologies. In light of this main objective, the study identified the possible contributions of the cellular apparatus in the classroom to the process of teaching learning. In addition, he advised teachers about the possibility of using cell phones as an educational tool and then explored the importance of the pedagogical coordinator in mediating the use of the cellular device as a tool in the classroom. The research was developed in a qualitative way. The data were obtained through programmed questionnaires applied to students and teachers of the 3rd year "B", of the morning shift. The theories in which the analysis was supported were the concepts of Almeida (2000), Tapscott (1999), who emphasize the presence of technology in the daily life of citizens, and when inserted in the school space they appear as facilitators in the search for knowledge, as well as Pretto (1999) that defines young people as digital natives and Rorig Backers (2011) emphasize the importance of technological updating in school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3346
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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