Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHAVES, Tiane Maria Mendes
dc.date.accessioned2019-05-29T13:48:59Z-
dc.date.available2019-05-29T13:48:59Z-
dc.date.issued2017-02-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3347-
dc.descriptionABSTRACT: This research treats the pedagogical coordinator’s action concerning learning assessment process developed by teachers of one of the public schools of the basic education. Respecting the learning assessment, although it is a very relevant and complex subject, the literature which addresses this issue is still rather scarce, however, in the development of this research, we rely on Luckesi (1999), Sousa (1986), among others, in order to reach the objective of this research which is evaluate the pedagogical coordinator’s acting with the teachers of basic education, in the process of student learning assessment, in order to contribute to the overcoming of practices of verification of learning of those present in school. This research was developed in a qualitative approach which is concerned with the perception of the individuals in the research captured by different instruments. In this case we used a questionnaire applied to four pedagogical coordinators of the school under study. The results of the research indicate that the pedagogical coordinator has found in his evaluation practice that the verification is still happening and to overcome this type of practice, studies, discussions, seminars, among others, are realized with teachers of basic education.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata da ação do coordenador pedagógico frente ao processo de avaliação da aprendizagem desenvolvido pelos professores de uma escola pública da educação básica. A avaliação da aprendizagem, embora constitua um tema bastante relevante e complexo, a literatura que a aborda ainda é escassa, no entanto no desenvolvimento desta pesquisa, nos apoiamos em Luckesi (1999), Sousa (1986) entre outros para atingir o objetivo desta pesquisa que é avaliar a atuação do coordenador pedagógico junto aos docentes da educação básica, no processo de avaliação de aprendizagem. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa que se preocupa com a percepção dos sujeitos na pesquisa captados por diferentes instrumentos. Neste caso utilizamos questionários aplicados a quatro coordenadores pedagógicos da escola em estudo. Os resultados da pesquisa apontam que o coordenador pedagógico constatou em sua prática de avaliação que ainda está acontecendo à verificação e para superar esse tipo de avaliação são realizados estudos, discussões, seminários entre outros com os professores da educação básica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectVerificationpt_BR
dc.titleO Coordenador Pedagógico e a Avaliação do Processo Ensino aprendizagem: Avaliação ou Verificação?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TianeChaves.pdf415,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.