Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3352
Título: Bullying na escola: uma análise na UEEB Municipal Padre José Váglia, povoado Cruzeiro – Palmeirândia-MA
Autor(es): FROZ, Marilene Vera Cruz
Palavras-chave: Bullying
Agressão
Violência
Aggression
Violence
Data do documento: 19-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente trabalho tem como tema Bullying na escola – uma análise na U.E.E.B Municipal Padre José Váglia, povoado Cruzeiro – Palmeirândia MA e traz como objetivo geral: Investigar o entendimento do fenômeno Bullying por toda a comunidade escolar ( pais, alunos, professores, demais funcionários da escola de moradores da região). A realização da investigação ocorreu com o aprofundamento dos estudos bibliográficos acerca do tema, tendo com base os textos de diversas autorias tais como: Fante (2005), Andrade e Oliveira (2011), Abramovay (2005), Lopes e Neto (2007), dentre outros, fazendo uso da abordagem qualitativa, foram aplicados questionários para cinco (05) professores e dezenove (19) alunos; por fim, foi realizada a análise comparativa dos dados coletados. De forma conclusiva, pode- se afirmar que os agressores em sua maioria são alunos de diferente faixa etária. Assim, cabe a escola e a família ficarem atentas e buscarem alternativas para lidarem com este problema.
Descrição: ABSTRACT: The present work has the theme Bullying in the school - an analysis in the UEEB Municipal Padre José Váglia, town Cruzeiro - Palmeirândia MA and it has as general objective: To investigate the understanding of the Bullying phenomenon throughout the school community (parents, students, teachers, other employees Of the region's residents' school). The research was carried out with the deepening of bibliographical studies about the theme, based on the texts of several authors such as: Fante (2005), Andrade and Oliveira (2011), Abramovay (2005), Lopes and Neto (2007), Among others, using the qualitative approach, questionnaires were applied to five (05) teachers and nineteen (19) students; Finally, a comparative analysis of the data collected was performed. In a conclusive way, it can be stated that the aggressors are mostly students of different age groups. So it is up to the school and the family to be attentive and seek alternatives to deal with this problem.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3352
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarileneFroz.pdf5,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.