Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3356
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | TRINDADE, Cleidimar Costa | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:48:59Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:48:59Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3356 | - |
dc.description | ABSTRACT: This research had as object of study the pedagogical coordinator in the continuous formation of the teachers. Aiming to understand the work of the pedagogical coordinator in the continuing education of the teachers of the elementary school grades of nine years in a municipal school of Penalva-MA in the year 2015. The question of guiding research was to know: - What were the activities developed By the pedagogical coordinator at a municipal school with regard to continuing teacher education in the year 2015? The theoretical framework consisted of the thoughts of: Garrido (2015), Placco (2012), Soares (2010), Candau (2007), Vasconcellos (2006), Libâneo (2005), Kramer Nóvoa (2002, 1995); Almeida (2001), Piletti (1998), among others. The methodology used was qualitative. As an empirical strategy, a municipal public school of Penalva-MA was chosen and three questionnaire models were applied to six subjects, being: a manager; A pedagogical coordinator and four teachers. The results obtained unfolded between the possibilities and the challenges of continuing education within the school under investigation. We found that the school had no continuing education project in the year 2015 prepared by the pedagogical coordinator or the manager. We understand that the continuing education of teachers in the year 2015 took place in a precarious way, summarizing work meetings and class planning. On the other hand, the challenges that permeate the investigated school demonstrated the urgent and necessary collective creation of a project of continuous formation for the teachers of the school, with the definition of subjects to be studied, as well as the definition of the real time for the realization of the With prior schedules for the whole year. Since with continuing education, teachers can develop their pedagogical activities in a more critical, political and liberating way, eliminating actions without repeated learning outcomes for several years, and at the same time assisting them in making decisions related to their pedagogical practices. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objeto de estudo o coordenador pedagógico na formação continuada dos professores. Tendo como objetivo compreender o trabalho do coordenador pedagógico na formação continuada dos professores das séries inicias do ensino fundamental de nove anos em uma escola municipal de Penalva-MA no ano de 2015. A questão de pesquisa norteadora foi saber: - Quais foram as atividades desenvolvidas pelo coordenador pedagógico em uma escola municipal no que se refere a formação continuada dos professores no ano de 2015? O referencial teórico consistiu nos pensamentos de: Garrido (2015), Placco (2012), Soares (2010), Candau (2007), Vasconcellos (2006), Libâneo (2005), Kramer (2006), Brasil (1996; 2002), Nóvoa (2002, 1995); Almeida (2001), Piletti (1998), dentre outros. A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa. Como estratégia empírica, foi escolhida uma escola pública municipal de Penalva-MA e a aplicação de três modelos de questionário a seis sujeitos, sendo eles: um gestor; um coordenador pedagógico e a quatro professores. Os resultados obtidos se desdobraram entre as possibilidades e os desafios da formação continuada no interior da escola investigada. Constatamos que a escola não teve nenhum projeto de formação continuada no ano de 2015 elaborado pelo coordenador pedagógico ou pelo gestor. Compreendemos que a formação continuada dos docentes no ano de 2015 se deu de forma precária resumindo a reuniões de trabalho e de planejamento de aulas. Em contrapartida, os desafios que permeam a escola investigada demonstraram a urgente e necessária criação coletiva de um projeto de formação continuada para os docentes da escola, com a definição de temas a serem estudados, como também, da definição do tempo real para a realização das formações, com agenda prévia para todo o ano. Uma vez que com a formação continuada os docentes poderão desenvolver suas atividades pedagógicas de forma mais crítica, política e libertadora eliminando ações sem resultados de aprendizagem repetidas por vários anos e, ao mesmo tempo, auxiliá-los em tomadas de decisões relacionadas às suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Coordination | pt_BR |
dc.subject | Continuing Education | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.title | A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PENALVA–MA NO ANO DE 2015 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CleidimarTrindade.pdf | TCC | 310,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.