Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3359
Título: O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA CENTRO DE ENSINO MARIA CASIMIRO SOARES – BACABAL -MA
Autor(es): RODRIGUES, Berenice Dias
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Deficiência auditiva
Inclusão
Escola
Educational Coordinator
Hearing disability
Inclusion
School
Data do documento: 27-Nov-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este trabalho está inserido no campo das reflexões acerca do Papel do Coordenador Pedagógico no Processo de Inclusão Escolar: Desafios na Inclusão de Alunos com Deficiência Auditiva no Centro de Ensino Maria Casimiro Soares - Bacabal - MA. O problema que suscitou esse estudo faz referência ao trabalho do coordenador pedagógico na escola referente à inclusão de alunos com deficiência auditiva. Para a apresentação das discussões a seguir, optamos por pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvido no Centro de Ensino Maria Casimiro Soares – Bacabal - MA, que tem em suas turmas alunos com deficiência auditiva. O estudo de investigação teve como objetivo geral compreender a importância do coordenador pedagógico frente ao processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva, seguido dos objetivos específicos que são: Identificar a função do coordenador pedagógico frente à inclusão; Conhecer as especificidades da deficiência auditiva e os desafios da inclusão; Refletir sobre os desafios do acompanhamento do coordenador pedagógico na inclusão de deficientes auditivos. Como resultado, verificamos que a inclusão dos alunos surdos na escola arrolada na pesquisa, ainda enfrenta grandes dificuldades, ocasionada principalmente, pelo despreparo dos professores para recebê-los e a falta de profissionais intérpretes e de material adaptado para alunos com surdez. Diante disso, faz-se necessária uma mudança conceitual no âmbito educacional para que aconteça a criação de um projeto de inclusão.
Descrição: ABSTRACT: This work is inserted in the field of reflections on the role of the Educational Coordinator in the School Inclusion Process: Challenges in Deaf Students with Inclusion in Education Center Maria Casimiro Soares - Bacabal - MA. The problem raised this study refers to the work of the pedagogical coordinator at the school regarding the inclusion of students with hearing impairment. For the presentation of the following discussion, we chose qualitative research exploratory, developed at the Education Center Maria Casimiro Soares - Bacabal - MA, which has students in their classes with hearing impairment. The research study aimed to understand the importance of the pedagogical coordinator against the inclusion of students with hearing process, followed by specific objectives are to identify the function of the pedagogical coordinator front inclusion; Knowing the specifics of hearing impairment and the challenges of inclusion; Reflect on the challenges of monitoring the pedagogical coordinator in the inclusion of the hearing impaired. As a result, we find that the inclusion of deaf students in school mustered in the research still faces major difficulties, caused mainly by teachers unprepared to receive them and the lack of professional interpreters and adapted materials for students with deafness. Thus, a conceptual change in the educational field for it to happen to create an inclusion project is necessary.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3359
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BereniceDias.pdfArtigo407 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.