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http://hdl.handle.net/123456789/3361
Título: | A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM, DOS ALUNOS DE 6º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO DE AZEVEDO |
Autor(es): | PEREIRA, Adenilce Maria Alves |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Avaliação Aluno Professor Coordenador pedagógico Teaching learning Assessment Student Teacher Pedagogical coordinator |
Data do documento: | 10-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Esta pesquisa teve como tema: A importância da Avaliação no Processo Ensino e Aprendizagem dos alunos das três turmas de 6º ano, da Escola Municipal Severiano de Azevedo. Decidiu – se trabalhar essa questão, em virtude do baixo rendimento observado, durante as visitas realizadas por mim, enquanto Coordenadora Pedagógica, no ano letivo de 2016, à escola supracitada, em especial as turmas A e B, que concentram um maior número de alunos repetentes e com distorção idade série. Então, fez – se a coleta de dados por meio de questionários aplicados para professor, alunos, gestores e pais. Foi fundamenta em pesquisas bibliográficas abordando alguns teóricos como Hoffmann (1993), Perrenoud (1999), Moretto (2003), entre outros, que trabalham com a temática ora em análise. Assim tratamos dos seguintes assuntos: Avaliação da Aprendizagem: concepções e perspectivas, analisando assim os aspectos que norteiam a prática avaliativa da Escola Municipal Severiano de Azevedo, visando uma nova forma de avaliar; outro foi: Avaliação da Aprendizagem Escolar no cotidiano da Escola Municipal Severiano de Azevedo, onde foi apresentada a caracterização da escola, bem como a função do Coordenador Pedagógico como orientador no processo ensino aprendizagem nas turmas dos 6º ano; a análise dos dados levantados, compreendendo a experiência da coordenação pedagógica diante das dificuldades enfrentadas. Por último oferecemos sugestões com o intuito de contribuir para a melhoria do Processo Ensino e Aprendizagem da Escola Municipal Severiano de Azevedo. |
Descrição: | ABSTRACT: This research had as its theme: The importance of Evaluation in the Teaching and Learning Process of the students of the three groups of 6th grade, Municipal School Severiano de Azevedo. It was decided to work on this issue, due to the low income observed, during the visits made by me, as a Pedagogical Coordinator, in the academic year of 2016, to the aforementioned school, especially the A and C classes, which concentrate a larger number of students Repeating and distorting age series. Then, the data were collected through questionnaires applied to teachers, students, managers and parents. It was based on bibliographical research approaching some theorists such as Hoffmann (1993), Perrenoud (1999), Moretto (2003), among others, who work with the theme under analysis. Thus we deal with the following subjects: Learning Assessment: conceptions and perspectives, thus analyzing the aspects that guide the evaluation practice of the Municipal School Severiano de Azevedo, aiming at a new way of evaluating; Another was: Evaluation of School Learning in the daily life of the Municipal School Severiano de Azevedo, where the characterization of the school was presented, as well as the role of the Pedagogical Coordinator as a guide in the process of teaching learning in the 6th grade classes; The analysis of the data collected, including the experience of pedagogical coordination in face of the difficulties faced. Finally we offer suggestions with the intention of contributing to the improvement of the Teaching and Learning Process of the Municipal School Severiano de Azevedo. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3361 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
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