Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVIEIRA, Cleudecy Pereira
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:00Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:00Z-
dc.date.issued2016-11-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3364-
dc.descriptionABSTRACT: This research aimed to analyze, in a reflective way, the reading practices in the daily life of the Alcelino Ribeiro Rodrigues school. Through the history of the results of the external evaluations, it was noted that the lack of reading habit has affected students in the interpretation of text and reflection of the various texts presented to them in Portuguese Language classes. For the conclusion of the facts was used as a tool for the interview research that with subjective questions to better know the causes and difficulties faced by teachers and students in this research. The research also addresses the important relevance of the role of the pedagogical coordinator in assisting the teacher in the elaboration of teaching planning and practices that enable the development of students in reading classes. For this, this study was based on authors who have studies that address the issues related to reading and teaching planning, such as: Freire (1995), Kleiman (2000, 2004), Teberosky (1991), Vasconcelos (2000), among others.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa teve por finalidade analisar, de maneira reflexiva as práticas de leitura no cotidiano da escola Alcelino Ribeiro Rodrigues. Através do histórico dos resultados das avaliações externas, notou-se o quanto à falta do hábito de leitura tem prejudicado os alunos no que se refere à interpretação de texto e reflexão dos vários textos apresentados a eles nas aulas de Língua Portuguesa. Para a conclusão dos fatos utilizou-se como ferramenta para a pesquisa a entrevista que com perguntas subjetivas para melhor conhecer as causas e as dificuldades enfrentadas por professores e alunos no que trata esta pesquisa. A pesquisa ainda aborda a importante relevância do papel do coordenador pedagógico no auxilio ao professor na elaboração do planejamento de ensino e práticas que viabilize o desenvolvimento dos alunos nas aulas de leitura. Para tanto este estudo foi embasado em autores que possuem estudos que abordam as questões relacionadas a leitura e planejamento de ensino, tais como: Freire (1995), Kleiman (2000, 2004), Teberosky (1991), Vasconcelos (2000), entre outros.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCoordenadorpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectPracticespt_BR
dc.subjectPlanningpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectCoordinatorpt_BR
dc.titleLEITURA NO COTIDIANO ESCOLAR E A RELAÇÃO COM O PLANEJAMENTO DE ENSINO: o fazer do coordenador pedagógicopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleudeciVieira.pdfTCC259,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.