Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | PEREIRA, Cipriano Assunção Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:49:00Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:49:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-19 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3366 | - |
dc.description | ABSTRACT: The present work approaches the School Indiscipline in the classroom, from the perspective of students and teachers, which has been configured in one of the greatest challenges faced by teachers, managers and coordinators, from Brazil and the world, both in public schools and In the individuals and aims to understand the possible causes of motivation for indiscipline observed in the classes of the final years of Elementary School, a school of the municipal network in the municipality of Bequimão-MA. The dialogue with authors who are considered reference in the subject, such as Vasconcelos (1997), Aquino (1998), Garcia (1999), Golba (2009), Barbosa (2009), Fonseca (2014) and others, To identify internal and external influencing factors of students 'behavior within the school environment, to verify teachers' difficulties in dealing with the problem of indiscipline in the classroom and to point out coping strategies and prevention of this problem, highlighting the role Of the pedagogical coordinator regarding the situations of indiscipline and the difficulties of the teachers with the management of the classroom. For that, a case study was carried out, using a qualitative approach, using as a data collection instrument, the questionnaire with objective and subjective questions, and observation, taking as subjects eight teachers and twenty students, from the field school. The collected data were analyzed, commented and confronted with the ideas of the authors who founded the debate. The relevance of this research is the awareness of managers, coordinators, teachers and students and other members of the school community about the importance of the partnership system in coping with and preventing disciplinary problems. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho faz uma abordagem sobre aIndisciplina Escolar na sala de aula, na perspectiva de alunos e professores, o qual tem se configurado num dos maiores desafios vivenciado por professor, gestores e coordenadores, do Brasil e do mundo, tanto nas escolas públicas como nas particulares e tem por finalidade, compreender as possíveis causas da motivação para a indisciplina observadas nas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal, no município de Bequimão-MA. O diálogo com autores que são considerados referência no assunto, como Vasconcelos (1997), Aquino (1998), Garcia (1999), Golba (2009), Barbosa (2009), Fonseca (2014) e outros, ajudou a ampliar a discussão acerca da temática em questão, buscando identificar fatores internos e externos influenciadores do comportamento dos estudantes dentro do ambiente escolar, verificar as dificuldades dos professores em lidar com o problema da indisciplina na sala de aula e apontar estratégias de enfrentamento e prevenção dessa problemática, destacando o papel do coordenador pedagógico frente as situações de indisciplina e as dificuldades dos professores com o gerenciamento da sala de aula. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário com perguntas objetivas e subjetivas, e a observação, tomando como sujeitos oito professores e vinte alunos, da escola campo. Os dados coletados foram analisados, comentados e confrontados com as ideias dos autores que fundamentaram o debate. A relevância dessa pesquisa consiste na sensibilização de gestores, coordenadores, professores e alunos e outros integrantes da comunidade escolar sobre a importância do sistema de parceria no enfrentamento e prevenção dos problemas disciplinares. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Parceria | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.subject | Prevention | pt_BR |
dc.subject | Students | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical coordinator | pt_BR |
dc.subject | Teachers | pt_BR |
dc.subject | Partnership | pt_BR |
dc.title | Indisciplina escolar na sala de aula: desafios ao fazer pedagógico do Coordenador | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CiprianoPereira.pdf | Artigo | 588,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.