Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3373
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dc.contributor.authorSILVA NETO, José Ribeiro da
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.issued2016-11-26
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3373-
dc.descriptionABSTRACT: The present work has the objective of analyzing the performance and contribution of the pedagogical coordination of the school together with the process of continuous formation of the teachers of the basic education centered in the school, facing the current challenges of the public school. The theoretical basis used was based on researches (PINTO, 2011), (VASCONCELLOS, 2013), (FUSARI, 2012) and (NÓVOA, 2002) on the trajectory of professionalization of pedagogical coordinators in Brazil, variations in their performance in the organization Of the pedagogical school work and its action in the continuous formation of teachers via pedagogical political project as a way to assure the quality in the process teaching learning and to make possible the curriculum. In this sense, the pedagogical work needs to be directed within the units of basic education in a participatory and democratic way as a way of guaranteeing the execution of the pedagogical-didactic actions through a pedagogical project assumed by all those who are part of the school organization. The methodological approach used was qualitative and qualitative, which indicated through this path, the relevance of mediation and articulation of the work teacher with students and other professionals, through a collegial management of education, aiming at emancipatory education, through a Quality public school, socially referenced and inclusion, and above all training space.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação e contribuição da coordenação pedagógica escolar junto ao processo de formação continuada dos professores da educação básica centrada na escola, frente aos desafios atuais da escola pública. A fundamentação teórica utilizada foi baseada em pesquisas de (PINTO, 2011), (VASCONCELLOS, 2013), (FUSARI, 2012) e (NÓVOA, 2002) sobre a trajetória de profissionalização dos coordenadores pedagógicos no Brasil, as variações na sua atuação na organização do trabalho pedagógico escolar e sua atuação na formação continuada de professores via projeto político pedagógico como forma de assegurar a qualidade no processo ensino aprendizagem e viabilizar o currículo. Nesse sentido, o trabalho pedagógico precisa ser direcionado dentro das unidades de educação básica de forma participativa e democrática como forma de garantir a execução das ações pedagógico-didática através de um projeto pedagógico assumido por todos aqueles que fazem parte da organização escolar. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e quantitativa, que indicou através desse caminho, a relevância da mediação e articulação do trabalho professor com os alunos e os demais profissionais, por meio de uma gestão colegiada do ensino, visando uma educação emancipadora, através de uma escola pública de qualidade, socialmente referenciada e de inclusão, e acima de tudo espaço de formação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenador-Pedagógicopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectCoordinator-Pedagogicalpt_BR
dc.subjectOrganization of pedagogical workpt_BR
dc.subjectContinuing educationpt_BR
dc.titleA atuação do Coordenador pedagógico na formação continuada de professores da educação básica: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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