Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCORREIA, Jodelma Gomes
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.issued2016-12-16
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3374-
dc.descriptionABSTRACT: This research aims to investigate an analysis of the assessment methods used by teachers in early childhood education and the evaluation of the contribution in the process of teaching and learning in kindergarten. Through the qualitative approach the objectives to be achieved by defining as data collection instrument the questionnaire carried out with school teachers field. In the analysis of the collected data was observed that the evaluation process is through observation, which teachers assess students' learning, the students are always attentive to analyze the development of the objectives to be achieved in the development of the child, this development, which can not be forced, as each child develops at different time, and the teacher's role is to mediate the knowledge acquired by them without forcing them. And as articulator of this evaluation process is the figure of the pedagogical coordinator in charge of the mediation actions for the development of practices that contribute to the teachers evaluate their students in order to prevail learning and development thereof.pt_BR
dc.description.abstractPesquisa que analisou como objetivo geral verificar o desenvolvimento da prática pedagógica avaliativa no processo de ensino aprendizagem percebendo os meios utilizados pelos professores, como objetivos específicos observar a contribuição da prática pedagógica avaliativaidentificando o papel do coordenador pedagógico no acompanhamento do processo avaliativo. Trata de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Utilizou-se como referência os autores Hoffman (2012), Sant’Anna (2011) e Luckesi (2006). A pesquisa foi a qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou o questionário que foi aplicado as professoras da escola campo (Unidade de Educação Básica Valentim Freire Martins, Miranda doNorte-Maranhão. Constatou com a análise dos dados que o processo de avalição se dá por meio de observação, quando os professores avaliam a aprendizagem dos alunos;que os educadores estão sempre atentos na análise do desenvolvimento previsto pelos objetivos que deverá ser alcançado pelas crianças. Verificou também que os professores concebem que esse desenvolvimento deve ocorrer de forma processual sem que haja nenhum tipo de imposição, pois cada criança se desenvolve em seu tempo. Para os entrevistados o papel do professor é de mediar os conhecimentos adquiridos pelas crianças sem força-los. Conclui ainda que o articulador desse processo avaliativo é coordenador pedagógico que é o responsável pela mediação de ações para o desenvolvimento de práticas que contribuam com o docente na avaliação de seus alunos de forma que prevaleça a meta principal da ação avaliativa que á a aprendizagem.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.subjectPedagogic Coordinatorpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectInstrumentpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem: Um estudo sobre a relevância da atuação do Coordenador Pedagógico para a promoção e acompanhamento do processo de Avaliação da Educação Infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JodelmaCorreia.pdf346,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.