Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Diele Amorim dos
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.issued2016-12-19
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3376-
dc.descriptionABSTRACT: This research addresses the pedagogical practices of teachers and the challenges to the pedagogical doing the coordinator. Its purpose is to investigate the pedagogical practices of teachers from 6th to 9th of the Municipal School District GonçaloRibeiro, making the relationship with the role of the pedagogical coordinator forwards the joints that can transform the process of teaching learning into school life of the students. For the development of this work studies were conducted on literature the history of the role of the pedagogical coordinator, your role in the articulation of the work requirements. We sought to highlight the concept of pedagogical practice of teachers. Theoretically based research studies, Andrade; Angels (2007), Alves; Duarte (2012), Silva (2013), Vasconcellos (2006), Vieira, Zaidan (2013), Santana; Silva Junior; Lôbo (2012), among others. It is also search in documents like the LDBEN 9394/96 (Brazil, 2012).For achieving the proposed objectives addressed to qualitative research of the type ethnographical, using for data collection the questionnaire with open questions and participant observation. The results obtained suggest changes in the pedagogical practices of teachers and the role of the pedagogical coordinator.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa aborda as práticas pedagógicas dos professores e os desafios ao fazer pedagógico do coordenador. Tem a finalidade de investigar as práticas pedagógicas dos professores do 6º ao 9º da Escola Municipal Benedito Gonçalo Ribeiro, fazendo-se a relação com o papel do coordenador pedagógico frente as articulações que podem transformar o processo de ensino aprendizagem na vida escolar dos alunos.Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos bibliográfico sobre o histórico do papel do coordenador pedagógico, sua função na articulação dos trabalhos pedagógicos. Buscou-se evidenciar o conceito de prática pedagógica dos docentes. Fundamentam teoricamente a pesquisa, estudos de Andrade; Anjos (2007), Alves; Duarte (2012), Silva (2013), Vasconcellos (2006), Vieira; Zaidan (2013), Santana; Silva Júnior; Lôbo (2012), dentre outros. Fez-se busca também em documentos como a LDBEN 9394/96 (BRASIL, 2012). Para alcançar os objetivos propostos abordou-se a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, utilizando para a coleta de dados o questionário com questões abertas e a observação participante. Os resultados obtidos sugerem mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e no papel do coordenador pedagógico.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectTeaching Learningpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinatorpt_BR
dc.titlePRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO GONÇALO RIBEIRO: Desafios ao fazer pedagógico do coordenadorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DieleSantos.pdf2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.