Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3378
Título: O papel do coordenador pedagógico na escola: uma análise das ações e práticas
Autor(es): GOMES, Rita de Cássia
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Prática Pedagógica
Escola
Pedagogical Coordinator
Pedagogical Practice
School
Data do documento: 2-Mar-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Este trabalho discuteo papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente sua atuação diversificada dentro da unidade escolar, Anexo à Domingos Bouéres, fruto de uma pesquisa bibliográfica e de experiências vividas enquanto coordenadora pedagógica na referida instituição de ensino. Tem como objetivo compreender o papel do coordenador pedagógico enquanto articulador junto ao planejamento de ensino dos professores. Sabe-se que muito se tem abordado sobre as diversas funções do coordenador, entre elas a de mediar às relações dentro do ambiente escolar e de dar suporte à formação dos educadores. Tomando como base o amplo campo de atuação dos coordenadores faz-se necessário uma constante avaliação da prática pedagógica, pois, só através da reflexão, é possível traçar caminhos e procurar meios para a melhoria do processo de ensino.Coordenar prática pedagógica exige, além de se fazer presente nas situações cotidiana da escola, estar atualizado com as políticas e orientações educacionais, buscando colocá-las em prática na instituição de trabalho em consonância com a realidade da comunidade de inserção da escola e com o apoio do corpo docente devidamente orientada. Nesse sentido, é que se buscou compreender a função do coordenador pedagógico e aprimorar os conhecimentos sobre suas atribuições em consonância às políticas educacionais. O referencial teórico de análise da pesquisa teve como base Placco (2012), Vasconcellos (2001), Almeida (2001), Libâneo (2001). A pesquisa que originou a monografia foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário.
Descrição: ABSTRACT: This paper discusses the role of the pedagogical coordinator in the daily life of the school in front of its diversified activities within the school unit, an appendix to Domingos Bouéres, the result of a bibliographical research and of lived experiences as a pedagogical coordinator in this educational institution. It aims to understand the role of the pedagogical coordinator as articulator next to the teaching planning of teachers). It is known that much has been discussed about the various functions of the coordinator, among them to mediate relations within the school environment and to support the training of educators. Based on the broad field of action of the coordinators, a constant evaluation of the pedagogical practice is necessary, because it is only through reflection that it is possible to trace paths and look for ways to improve the teaching process. Coordinating pedagogical practice demands, besides being present in the daily situations of the school, to be updated with educational policies and guidelines, seeking to put them into practice in the work institution in line with the reality of the community of insertion of the school and with the support of the faculty properly oriented. In this sense, it was sought to understand the role of the pedagogical coordinator and to improve the knowledge about their attributions in consonance with the educational policies. The theoretical reference of analysis of the research was based on Placco (2012), Vasconcellos (2001), Almeida (2001), Libâneo (2001). The research that originated the monograph was developed through a bibliographical research and questionnaire application.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3378
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RitaCassia.pdf345,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.