Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Eliane Alves de Oliveira
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.issued2016-12-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3379-
dc.descriptionABSTRACT: This monograph summarizes the studies and research carried out in the Specialization Course in Pedagogical Coordination developed by the Federal University of Maranhão (UFMA). Considering the relevance of the ENEM for the young person's entry into a Higher Education Institution and based on the role of Pedagogical Coordinator in fostering the routine of a middle level public school, the idea of researching on pedagogical coordination To the challenges posed by the National Examination of High School, with the objective of Analyzing the role of the Pedagogical Coordinator in a middle school in the organization of the school routine in response to the students' expectations regarding the ENEM. For the accomplishment of the research it was necessary a bibliographical and documentary revision on the High School, Teacher Training and ENEM. We list authors whose research was published between 2001 and 2014, namely Krawczyk (2001), Cury (2006 and 2008), Libâneo (2003) Oliveira (2007), Martins (2010), Luckesi (2011) , Piunti and Oliveira (2012), Domingues (2014). In the field research, we applied questionnaires to three Pedagogical Coordinators, four Teachers and five Students. We found that many of the challenges posed by the ENEM in the school routine and that the investigated school develops a work directed towards the third grade of the High School with focus on the preparation of the students for the ENEM.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia sintetiza os estudos e a pesquisa realizados no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Assim, considerando a relevância do ENEM para o ingresso do jovem em uma Instituição de Ensino Superior e com base no exercício da função de Coordenador Pedagógico no fomento da rotina de uma escola pública de nível médio, surgiu a ideia de pesquisar sobre a coordenação pedagógica frente aos desafios postos pelo Exame Nacional do Ensino Médio, com o objetivo de Analisar o papel do Coordenador Pedagógico em uma escola de nível médio na organização da rotina escolar face às expectativas dos alunos em relação ao ENEM. Para realização da pesquisa fez-se necessário uma revisão bibliográfica e documental acerca do Ensino Médio, Formação de Professores e ENEM. Elencamos os autores cujas pesquisas foram publicadas no período compreendido entre os anos de 2001 a 2014, a saber Krawczyk (2001), Cury (2006 e 2008), Libâneo (2003) Oliveira (2007), Martins (2010), Luckesi (2011), Piunti e Oliveira (2012), Domingues (2014). Na pesquisa de campo aplicamos questionários para três Coordenadores Pedagógicos, quatro Professores e cinco Alunos. Constatamos que muitos são os desafios postos pelo ENEM na rotina escolar e que a escola investigada desenvolve um trabalho voltado para a terceira série do Ensino Médio com foco na preparação dos alunos para o ENEM.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectSecondary Educationpt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica frente aos desafios postos pelo Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElianeAlves.pdf314,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.