Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3381
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MACEDO, Antonio José de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:49:01Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-26 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3381 | - |
dc.description | ABSTRACT: This study aims to identify the main causes of little use of media in teaching behavior of teachers in the classroom in the state school Education Center Teacher Luis Jardim Pereira, in the municipality of Santa Luzia / MA. It is proposed also research ways to expand the teaching practice of the teacher in the classroom with the media and provide educational workshops with exploitation of the media present in the school and present media on the internet as Google tools. The research that has guided this proposed work is of the action research, which began by conducting bibliographic research on the topic in consultation with the works of authors such as Santos & Tavares (2012), Sette (2005) and Scuisato (2008) after they were made consultations with students and school professionals through online questionnaires addressing the subject media and subsequently by the analysis of questionnaires, conducting an exploration workshop media available on the Google platform with a focus on teaching and school learning . The survey revealed the limited use of the media in the practice of classroom teachers identified that students learn best school content when methods are used that include the media in the classroom and found the insecurity of the professionals handle the technological tools favor of education improvement. Before the analyzed facts it is clear that school professionals need continuing education to enrich their working methods, especially those related to media technologies. The pedagogical coordinator needs to develop its primary role, articulator and promoter of continuous training of teachers in the school, and educational workshops bring significant contributions to the enrichment of the methodologies of teaching. The management must also act in ensuring of space, time and resources necessary to develop innovative practices with the exploration of digital information and communication technologies. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade identificar as principais causas da pouca utilização das mídias na ação pedagógica dos professores em sala de aula na escola estadual Centro de Ensino Professor Luis Jardim Pereira, localizada no município de Santa Luzia/MA.Propõe-se ainda pesquisar formas de ampliação da prática pedagógica do professor na sala de aula com as mídias e oferecer oficinas pedagógicas com exploração das mídias presentes na escola e de mídias presentes na internet como as ferramentas do Google. A pesquisa que norteou esta proposta de trabalho é do tipo pesquisa-ação, que se iniciou pela realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema com consulta a obras de autores como Santos & Tavares (2012), Sette (2005) e Scuisato (2008), após foram feitas consultas aos alunos e profissionais da escola por meio de questionários online abordando a temática mídias e, posteriormente, mediante as análises dos questionários, à realização de uma oficina de exploração de mídias disponíveis na plataforma Google com foco no ensino e na aprendizagem escolar. A pesquisa revelou a pouca utilização das mídias na prática de sala de aula pelos professores, identificou que os alunos aprendem melhor os conteúdos escolares quando são utilizadas metodologias que contemplam as mídias na sala de aula e detectou a insegurança dos profissionais em manusear as ferramentas tecnológicas em prol das melhorias do ensino. Diante dos fatos analisados percebe-se que os profissionais da escola carecem de formação continuada para enriquecer suas metodologias de trabalho, principalmente as relacionadas as tecnologias midiáticas. O coordenador pedagógico necessita desenvolver seu papel principal, articulador e promotor da formação contínua dos professores na escola, e as oficinas pedagógicas trazem relevantes contribuições para o enriquecimento das metodologias da prática docente. A gestão também precisa atuar na garantia dos espaços, tempo e recursos necessários ao desenvolvimento de práticas inovadoras com a exploração das tecnologias digitais da informação e comunicação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Metodologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mídias e Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching Learning | pt_BR |
dc.subject | Media and Educational Coordinator | pt_BR |
dc.title | A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E OS DESAFIOS DO USO DAS MÍDIAS NA ESCOLA CENTRO DE ENSINO PROFESSOR LUIS JARDIM PEREIRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO SANTA LUZIA/MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AntonioMacedo.pdf | TCC | 10,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.