Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3382
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | CANTANHEDE, Jose Eduardo Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:49:01Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-13 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3382 | - |
dc.description | ABSTRACT: The research entitled “The Movements of School Indiscipline and the Action of School Management: advances and retreats” aimed to analyze the growing phenomenon of Indiscipline in the Municipal School Severiano de Azevedo - Annex, emphasizing the action of School Management in relation to Indiscipline, The forms of coping and referrals, to the school community and to families. The methodological option was of a qualitative nature and we carried out a field research in said school, with the application of questionnaires to teachers, parents and students. Among the authors referenced, the following stand out: Luna (2009), Tiba (2006), Oliveira (2005), Freitag (1989), Vasconcelos (2005), Giancaterino (2007) among others. The results demonstrated the importance of the mediating action of School Management among students, teachers and families in the construction of an increasingly interactive educational space where all are recognized as an integral part of the collective space that is the school, which may decrease the incidence of acts As the Indiscipline. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “Os Movimentos da Indisciplina Escolar e a Ação da Gestão Escolar: avanços e recuos” teve como objetivo, analisar o crescente fenômeno da Indisciplina na Escola Municipal Severiano de Azevedo – Anexo, enfatizando-se a ação da Gestão Escolar frente à Indisciplina, as formas de enfrentamento e encaminhamentos, junto à comunidade escolar e as famílias. A opção metodológica foi de natureza qualitativa e realizamos uma pesquisa de campo na referida escola, com a aplicação de questionários a professores, pais e alunos. Entre os autores referenciados, destacam-se: Luna (2009), Tiba (2006), Oliveira (2005), Freitag (1989), Vasconcelos (2005), Giancaterino (2007) entre outros. Os resultados demonstraram a importância da ação mediadora da Gestão Escolar entre alunos, professores e famílias na construção de um espaço educativo cada vez mais interativo onde todos se reconheçam como parte integrante do espaço coletivo que é a escola, o que poderá diminuir a incidência de atos como a Indisciplina. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Ação | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | School Management | pt_BR |
dc.subject | Action | pt_BR |
dc.subject | Indiscipline | pt_BR |
dc.title | Os movimentos da indisciplina e a ação da Gestão Escolar: avanços e retrocessos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseCantanhede.pdf | 4,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.