Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3383
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCANTANHEDE NETO, Domingos Santos
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:01Z-
dc.date.issued2016-11-19
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3383-
dc.descriptionABSTRACT: The present monograph, whose theme emphasizes the action of the pedagogical coordinator in the teaching-learning process, in the EJA modality, in the Severiano de Azevedo municipal school, Icatu-MA, aims to investigate and give an answer on the problematization that is the importance of the action of the Pedagogical coordinator in the EJA modality, aiming to know and understand the pedagogical coordinator's role in the teaching / learning process, aiming at the construction of a more educational and democratic school space. In this way, given the great challenges and concerns, as well as the constant changes that our teaching is going through, it was verified that the existence of this professional working in this modality is of paramount importance, since the students that are inserted carry with it A heavy burden of an individual commitment, such as daily sustenance, commitment to his education, as the goal of overcoming every obstacle that may come to discourage him and thus provoke his evasion. Having knowledge of the figure of this professional in the school institution and its function, we perceive that the division of educational work has been altered and the pedagogical coordination function elevated to a degree of importance to fulfill the educational objectives, given the increase of the social problems that affect The school life in the frame of reduction of the number of professionals and of increase of students by classroom. The present research project will involve the Municipal School Severiano de Azevedo, which acts as pedagogical coordinator. The subjects involved in this action will be the teachers, students and the manager. This activity will be done during the entire period, on alternate days and interval times, as well as on pedagogic meetings. Faced with this reality, it is necessary to definitively include the pedagogical coordinator with adequate training in the area, where he can work collectively with managers and teachers, in order to carry out a more developed work in favor of building student knowledge, encouraging him to attend more regularly And enjoyment of class, so that you can complete the stages of your studies.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, cujo tema enfatiza a ação do coordenador pedagógico no processo ensino aprendizagem, na modalidade EJA, na escola municipal Severiano de Azevedo, Icatu-MA, tem como finalidade investigar e dá uma resposta sobre a problematização que é a importância da ação do coordenador pedagógico na modalidade EJA, objetivando conhecer e compreender a atuação do coordenador pedagógico no processo ensino/aprendizagem, visando a construção de um espaço escolar mais educativo e democrático. Desta forma, diante dos grandes desafios e inquietações, bem como das constantes mudanças que o nosso ensino está passando, constatou-se que a existência desse profissional atuando nessa modalidade é de suma importância, tendo em vista que os alunos que nela estão inseridos trazem consigo um fardo pesado de um compromisso individual como, por exemplo, o sustento diário, o compromisso com sua educação, como o objetivo de vencer cada obstáculo que por ventura venha desanimá-lo e por conseguinte provocar a sua evasão. Tendo ciência da figura desse profissional na instituição escolar e de sua função, percebemos que a divisão do trabalho educacional foi alterada e a função de coordenação pedagógica elevada a um grau de importância para cumprimento dos objetivos educacionais, haja vista o aumento dos problemas sociais que afetam a vida escolar no quadro de redução do número de profissionais e de aumento de alunos por sala de aula. O presente projeto de pesquisa envolverá a Escola Municipal Severiano de Azevedo, a qual atuo como coordenador pedagógico. Os sujeitos envolvidos nessa ação serão os professores, alunos e a gestora. Essa atividade será feita durante todo o período, nos dias alternados e horários de intervalo, assim como em reuniões pedagógicas. Diante dessa realidade, é necessário inserir definitivamente o coordenador pedagógico com formação adequada na área, onde poderá trabalhar coletivamente com gestores e professores, a fim realizarem um trabalho mais desenvolvido em prol na construção de conhecimento do aluno, estimulando-o a freqüentar com mais assiduidade e prazer às aulas, para que dessa forma chegue a concluir as etapas de seus estudos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleA AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EJA, NA ESCOLA MUNICIPAL SEVERIANO DE AZEVEDO, ICATU–MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DomingosSantos.pdf221,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.