Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3384
Título: | O coordenador pedagógico dialogando com as Tecnologias da Informação e Comunicação: a visão do aluno |
Autor(es): | COSTA, Joselania Moreira |
Palavras-chave: | Coordenador Pedagógico Tecnologia Visão do aluno Pedagogical Coordinator Technology Student Vision |
Data do documento: | 2-Fev-2017 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Por meio deste trabalho de conclusão de curso, foi realizado um estudo sobre o uso dos smartphones em sala de aula e a indisciplina escolar, dando ênfase á função do coordenador pedagógico nesse processo. É sabido por todos que contexto atual requer mudanças no sistema educacional e cultural, bem como afirmações gradativas de transformação neste mesmo sistema, em especial na forma de ensinar dos professores em geral. Na maioria das vezes, os professores, quase que por obrigação, devem se instruir e imbuir-se de conhecimento e para ele para contribuir na intenção sem precedente tentar de alguma forma, solucionar problemáticas ocasionadas por transformações no mundo competitivo, estabelecendo por fim, o dever de aprender para ensinar. Esse novo contexto e tecnológico, onde os nossos jovens estudantes e educadores estão inseridos, denota a necessidade que as instituições de ensino necessitam promover uma educação de qualidade, porém de forma indissociável do uso das diversas tecnologias da informação e comunicação existentes nas escolas. Essa pesquisa foi realizada na escola X, contando com a participação de vinte estudantes do ensino médio na cidade Presidente Dutra, Estado do Maranhão. Foi possível verificar, baseado nas literaturas estudadas e nos dados coletados, que o uso desordenado dos smartphones contribui para a indisciplina desses alunos, trazendo prejuízos ao processo de ensino e aprendizagem. Foi possível observar também a importância do papel do coordenador pedagógico nesse processo de inserção das várias tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. |
Descrição: | ABSTRACT: Through this work, a study was carried out on the use of smartphones in the classroom and school indiscipline, emphasizing the role of the pedagogical coordinator in this process. It is well known by all that current context requires changes in the educational and cultural system, as well as gradual statements of transformation in this same system, especially in the way teachers teach in general. Most of the time, teachers, almost by obligation, must be instructed and imbued with knowledge and for it to contribute in the unprecedented intention to try in some way, to solve problems caused by transformations in the competitive world, finally establishing the Duty to learn to teach. This new and technological context, where our young students and educators are inserted, denotes the need that educational institutions need to promote quality education, but in an inseparable way from the use of the various information and communication technologies existing in schools. This research was carried out in school X, with the participation of twenty high school students in the city of Presidente Dutra, State of Maranhão. It was possible to verify, based on the studied literature and the data collected, that the disordered use of smartphones contributes to the indiscipline of these students, causing damage to the teaching and learning process. It was also possible to observe the importance of the role of the pedagogical coordinator in this process of insertion of the various information and communication technologies in the school environment. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3384 |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoselaniaCosta.pdf | 413,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.