Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3387
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dc.contributor.authorRAMOS, Cynara Claudia Cutrim Azevedo
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.issued2016-11-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3387-
dc.descriptionABSTRACT: This work have as theme: "The Educational Coordinator and Learning Evaluation in High School Center Ana Flávia Pereira da Silva: perspective beyond exams and tests", this theme arose from our dissatisfaction about some situations experienced as Pedagogical Coordinator of that school, in training, class council meetings, analysis of levels of approval, disapproval and evasion. So we prioritized a qualitative quality approach that contributes in an analysis based on many cases experienced by the school’s people community and possible situations that happen on teaching and learning process, considering that we chose as participants 10 (ten) students from two classes of the first grade of the High School night shift, 08 (eight) teachers and 02 (two) managers of that school. We use as theoretical support the studies of Almeida (2008), Hoffman (2006), Libâneo (2005), Silva (2011) and Andrade (2010), among others. And so in first chapter, we talke about historical aspects of Icatu and the presence of this school, the only one to offer high school in the county. In the second chapter, we present the evaluation of learning and their relationships with high school goals. In the third chapter, we present the search results and the contributions of the Pedagogical Coordinator. Finally, we show an overview of School Evaluation in the researched school and possible suggestions.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como tema: “O Coordenador Pedagógico e a Avaliação da Aprendizagem no Centro de Ensino Médio Ana Flávia Pereira da Silva: perspectivas para além de provas e testes”, tal temática surgiu de nossas inquietações decorrentes de situações vivenciadas como Coordenadora Pedagógica da referida escola, nas formações, reuniões de conselho de classe, análise dos índices de aprovação, reprovação e evasão. Assim, priorizamos uma abordagem de natureza qualitativa que contribuiu para uma análise baseada nas diversas situações vivenciadas pelos sujeitos da comunidade escolar e as possíveis situações que incidem no processo de ensino e aprendizagem, considerando que elegemos como sujeitos participantes da pesquisa 10 (dez) alunos de duas turmas da 1ª série do Ensino Médio noturno, 08 (oito) professores e 02 (dois) gestores da referida escola. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Almeida (2008), Hoffman (2006), Libâneo (2005), Silva (2011) e Andrade (2010), entre outros. E desse modo, no primeiro capítulo, abordamos aspectos históricos de Icatu e a presença desta escola, a única a ofertar o ensino médio no município. No segundo capítulo, apresentamos a avaliação da aprendizagem e suas relações com os objetivos do ensino médio. No terceiro capítulo, apresentamos os resultados da pesquisa e as contribuições do Coordenador Pedagógico. Por fim, apresentamos um panorama da Avaliação Escolar na escola pesquisada e possíveis encaminhamentos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.titleO COORDENADOR PEDAGÓGICO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 1ª SÉRIE DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ANA FLÁVIA PEREIRA DA SILVA: perspectivas para além de provas e testespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

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