Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCOSTA, Jovanildo Santos da
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.issued2016-11-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3389-
dc.descriptionABSTRACT: The present research aimed to identify the methodologies guided by the Pedagogical Coordinator, with the aim of contributing to the reduction of school dropout rates of Youth and Adult Education students of the Municipal School Severiano de Azevedo in the municipality of Icatu- MA. The analysis of qualitative research, with field research in said school, bibliographical and documentary research. To that end, we support the studies of authors such as Gadotti (2000), Guidelli (1996), Luck (1998), Sanchez (2000), among others. This research is divided in two chapters that we will present: in the first one a trajectory of advances and retreats of the Education of Youths and Adults - EJA going through a broader vision until arriving at place, evidencing the conceptions of coordinator, the profile of the students and the EJA offer in the Municipality of Icatu / MA and in the second we will discuss about school dropout in the Education of Young and Adults - EJA, speaking of the role of the pedagogical coordinator, as mediator of the teaching practice of the teacher of the EJA, in the researched reality. And lastly, we highlight our final considerations.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo, identificar as metodologias orientadas pelo Coordenador Pedagógico, com vistas a contribuir para a diminuição dos índices de evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Severiano de Azevedo no município de Icatu- MA. A análise da investigação qualitativa, com pesquisa de campo na referida escola, pesquisa bibliográfica e documental. Para tal, nos apoiamos nos estudos de autores como Gadotti (2000), Guidelli (1996), Luck (1998), Sanchez (2000), entre outros. Esta pesquisa divide-se em dois capítulos que apresentaremos: no primeiro uma trajetória de avanços e recuos da Educação de Jovens e Adultos – EJA perpassando por uma visão mais ampla até chegarmos a local, evidenciando as concepções de coordenador, o perfil dos alunos e a oferta da EJA no Município de Icatu/MA e no segundo discutiremos sobre a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA, falando do papel do coordenador pedagógico, como mediador da prática docente do professor da EJA, na realidade investigada. E por fim, destacamos as nossas considerações finais.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
dc.subjectSchool dropoutpt_BR
dc.subjectPedagogical coordinatorpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - EJApt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico frente à evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos – EJA na Escola Municipal Severiano de Azevedo em Icatu - MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JovanildoCosta.pdf947,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.