Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3390
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | DANTAS, Aline dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T13:49:02Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T13:49:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-27 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3390 | - |
dc.description | ABSTRACT We seek a school able to work a meaningful curriculum, prepared for the teaching and learning objectives to take effect, because the school is teaching place of learning, because the school is a privileged space to think. In this context we conceive great importance to the pedagogical coordinator in improving the teaching process learning in school Integrated Unit Nazeu Oliveira Souza. Its structural role in the development of pedagogical practice contributes when well-targeted to improve learning and teaching quality. This research brings the point of view of its nature basic research; it aims to generate new knowledge, contributing to the improvement of teaching and learning process. As for its objectives the research is explanatory, as it intends to deepen the knowledge of educational reality. The technical procedure used is the literature: BOOK REPORT, where used materials already published books, monographs, journals and articles that are available in both printed material and the Internet; and field research: questionnaires to be answered in open or semi-enclosed spaces with justification for responses conducted with school professionals form field. Given the above we present an inconclusive research on the intended, as we see that there is a whole work by theoreticians on the importance of the pedagogical coordinator, but the researched field cannot identify something that has been transformed, or that there is a continuing education plan the teaching staff, or something that has evolved because of the articulator function of the pedagogical coordinator. We reiterate that all declared cognizant of the importance of the pedagogical coordinator in the process of teaching and learning, but there is no clarity on this relevance. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao buscarmos uma escola capaz de trabalhar um currículo significativo, preparada para que o ensino e a aprendizagem de fato se efetivem é que surgiu o tema desta pesquisa: A importância do coordenador pedagógico na melhoria do processo de ensino aprendizagem na Unidade Integrada Nazeu Oliveira Souza. Com objetivo de evidenciar a importância do coordenador pedagógico no processo de ensino aprendizagem, visando o auxílio ao trabalho docente em sua formação continuada, contribuindo com sua atuação em sala de aula, favorecendo assim melhoria no processo de ensino aprendizagem. O procedimento técnico utilizado foi o de pesquisa bibliográfica: fichamento - onde se utilizou de materiais já publicados, livros, monografias, periódicos, e artigos que estão disponibilizados tanto em material impresso como na internet; e pesquisa de campo: aplicação de questionários a serem respondidos de forma aberta ou semifechados, com espaços para que os entrevistados justificassem suas respostas. Para tanto, se utilizou a abordagem qualitativa associada à quantitativa, no que concerne a sistematização dos dados, uma vez que a qualitativa proporciona entender melhor o ambiente escolar dado a mutabilidade das condições assim como o fator histórico. Como aporte teórico, contamos com renomados autores como: Placco (2015), Vasconcellos (2006), Nóvoa (2001), Libâneo (2004) entre outros. O resultado foi surpreendente e até contraditório, porque quase todos os entrevistados disseram saber da importância do coordenador pedagógico no processo de ensino aprendizagem ou no cotidiano escolar, mas ao verificar a qualidade deste conhecimento, descobrimos que ele não é real. Portanto, não obtivemos nenhuma clareza sobre essa relevância. Diante do exposto apresentamos uma pesquisa inconclusa sobre o pretendido, pois constatamos que há todo um trabalho realizado por teóricos sobre a importância do coordenador pedagógico, mas no campo pesquisado não conseguimos identificar algo que tenha sido transformado, ou que haja um plano de formação continuada para a equipe docente, ou algo que tenha evoluído por conta da função articuladora, formadora ou transformadora do coordenador pedagógico. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Coordenador | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Continuada | pt_BR |
dc.subject | Coordinator | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Continued | pt_BR |
dc.title | A IMPORTANCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA ESCOLA NAZEU OLIVEIRA SOUZA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlineDantas.pdf | TCC | 374,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.