Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRABÊLO, Roseane Botão
dc.date.accessioned2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.available2019-05-29T13:49:02Z-
dc.date.issued2016-12-22
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3391-
dc.descriptionABSTRACT: THE CONTRIBUTION OF PEDAGOGICAL COORDINATION IN TEACHING PLANNING IN THE SCHOOLS OF SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: challenges in the formation of the teacher and in the quality of education is a study whose purpose is to analyze the contribution of pedagogical coordination in the planning of teaching, teacher training and In the quality of education, seeking to identify the social, economic and political determinants, as well as the challenges, limits and perspective of the pedagogical work for teacher education and the quality of teaching in São José de Ribamar. The methodology used in this study was documentary and field research. It is concluded that the planning practice, as a tool for the development of work, is certainly not the solution of all the problems of the teaching-learning process, nevertheless, planning is the starting point of the pedagogical coordination action in the democratic perspective and Participatory, organizing and accompanying the training and organization of teachers developed in the school space, in the constant analysis of the possibilities and the limits of this action, so that teachers feel capable and convinced of facing the challenges of education as a transformative practice .pt_BR
dc.description.abstractA CONTRIBUIÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO PLANEJAMENTO DE ENSINO NAS ESCOLAS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: desafios na formação do professor e na qualidade da educação é um estudo que temcomo propósitoanalisar a contribuição da coordenação pedagógica no planejamento de ensino, na formação do professor e na qualidade da educação, procurando identificar os determinantes sociais, econômicos, políticos, assim como desafios, limites e perspectiva do trabalho pedagógico para a formação do docente e a qualidade do ensino, em São José de Ribamar. A metodologia utilizada, neste estudo, foi a pesquisa documental e de campo. Conclui-se que a prática do planejamento, como instrumento de desenvolvimento do trabalho, docente certamente não é a solução de todos os problemas do processo ensino aprendizagem, ainda assim, o planejamento é o ponto de partida da ação da coordenação pedagógica na perspectiva democrática e participativa, na organização e no acompanhamento da formação e organização de professores desenvolvidos no espaço escolar, na análise constante das possibilidades e dos limites dessa atuação, de modo que os docentes sintam-se capazes e convencidos de enfrentar os desafios da educação como uma prática transformadora.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectCoordenação Pedagógicapt_BR
dc.subjectPlanejamento de Ensino e Qualidade na Educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Coordinationpt_BR
dc.subjectTeaching and Quality Planning in Educationpt_BR
dc.titleA contribuição da coordenação pedagógica no planejamento de ensino nas escolas de São José de Ribamar: desafios na formação do professor e na qualidade da educaçãopt_BR
dc.title.alternativeTHE CONTRIBUTION OF PEDAGOGICAL COORDINATION IN TEACHING PLANNING IN THE SCHOOLS OF SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: challenges in the formation of the teacher and in the quality of educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoseaneRabelo.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.