Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3393
Título: Os múltiplos olhares sobre a Coordenação Pedagógica apartir da Coleção “O Coordenador Pedagógico”
Autor(es): SILVA, Ana Paula de Sousa Castro
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Funções
Importância
Articulador
Mediador
Teoria
Prática
Pedagogical Coordinator
Functions
Importance
Articulator
Mediator
Theory
Practice
Data do documento: 2-Fev-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: A presente monografia traz um estudo, decorrente de uma pesquisa bibliográfica, sobre os múltiplos olhares do coordenador pedagógico, com foco no trabalho das professoras doutoras Laurinda Ramalho de Almeida e Vera Maria Nigro de Souza Placco na coletânea “O coordenador pedagógico” da Editora Loyola. A coleção está distribuída em 11 volumes e neles constam as problemáticas vividas por professores e coordenadores pedagógicos nas escolas públicas. São apresentadas neste trabalho as funções e a importância do coordenador pedagógico nas escolas, bem como, o seu surgimento profissional a partir da Lei de Diretrizes e Bases/LDB nº 9394/96 que define este profissional com o papel articulador / mediador dentro da escola, e objetiva resgatar as atribuições pertinentes à função do coordenador pedagógico, vislumbrando mediar teoria e prática, na perspectiva do fazer consciente de forma inovadora e transformadora no âmbito educacional.
Descrição: ABSTRACT: The present monograph brings a study about the multiple perspectives of the pedagogical coordinator, focusing on the work of the teachers Dr. Laurinda Ramalho de Almeida and Vera Maria Nigro de Souza Placco in the collection "The pedagogical coordinator" of the Loyola publishing house. The collection is distributed in 11 titles and they include the problems experienced by teachers and pedagogical coordinators in public schools. It is presented in this paper the functions and importance of the pedagogical coordinator in schools, as well as their professional emergence from the Law of Directives and Bases / LDB nº 9394/96 that defines this professional with the articulating role within the school.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3393
Aparece nas coleções:Monografias de Especialização em Coordenação Pedagógica
Especialização a Distância em Coordenação Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaPaulaSilva.pdfTCC307,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.