Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MOURA, Adelina Luana Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-29T16:09:09Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29T16:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3432 | - |
dc.description | ABSTRACT Being a teacher is not an easy task, it requires dedication and devotion to the profession. One of the biggest challenges in teaching is the motivation in the classroom. Knowing what factors provoke this condition and especially identifying the motivational hooks for students are situations that not all teachers are prepared to experience. And this work had as objective to promote the questioning about the motivation of the student and its main conditions. We also work with teachers' interviews and their understandings about what factors lead to demotivation in the classroom, the main complaint of teachers. The results of the interviews are discussed throughout the monograph, highlighting the biological and psychological factors that are characteristic of adolescents, the age of the seventh year "b" students, who were objects of the research. In the final chapters the results are analyzed and related to basic theories of work: Piaget, Vygotsky, Maslow, for terms thus, as final consideration the understanding that motivation and classroom is a two-way street. It has to be developed and provided by both teachers and students. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ser professor não é tarefa fácil, exige dedicação e devoção à profissão. Um dos maiores desafios em ensinar é a motivação em sala de aula. Saber reconhecer quais fatores provocam essa condição e principalmente identificar os ganchos motivadores para os alunos são situações que nem todos os professores estão preparados para vivenciar. E este trabalho teve como objetivo promover o questionamento sobre a motivação do aluno e seus principais condicionantes. Também trabalhamos com entrevistas dos professores e seus entendimentos sobre quais fatores provocam a desmotivação em sala de aula, principal queixa dos professores. O resultado das entrevistas é discutido ao longo da monografia, destacando os fatores biológicos e psicológicos que são caraterísticos dos adolescentes, idade dos alunos do sétimo ano “b”, que foram objetos da pesquisa. Nos capítulos finais os resultados são analisados e relacionados com teorias bases do trabalho: Piaget, Vygotsky, Maslow, para termos assim, como consideração final o entendimento que a motivação e sala de aula é uma via de mão dupla. Tem que ser desenvolvida e proporcionada tanto pelos professores como pelos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Desmotivação | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Demotivation | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Classroom | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a motivação e desmotivação de alunos adolescentes da Escola Municipal Tomé de Sousa – Imperatriz | pt_BR |
dc.title.alternative | A study about the motivation and demotivation of adolescent students of the Tomé de Sousa Municipal School - Imperatriz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADELINAMOURA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 385,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.