Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3434
Título: De taxi aos táxi-lotação na cidade de Imperatriz: a construção social de uma categoria de trabalhadores urbanos
Título(s) alternativo(s): From taxi to taxi-station in the city of Imperatriz: the social construction of a category of urban workers
Autor(es): PEREIRA, Ana Paula Pinto
Palavras-chave: Trabalho urbano
Transportes públicos
Taxistas-lotação
Urban work
Public transport
Taxi-stocking
Data do documento: 20-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa aborda a construção social de uma classe de trabalhadores urbanos, os taxistas-lotação ou lotoeiros. Para tanto, usamos tanto uma perspectiva histórica, a fim de mostrar o que influenciou o surgimento deste grupo, como a perspectiva atual com base no método etnográfico, para compreender o perfil social desta categoria assim como a relação interna entre o grupo e com as demais categorias do transporte público. Para tanto nos orientamos por pesquisa da Rocha e Eckert (2011), Eckert e Rocha (2008), Abalos Junior (2015) e outros. A referida pesquisa visa compreender o processo de institucionalização dos táxis-lotação na cidade de Imperatriz, atentando para relação com as demais categorias do transporte urbano local, e como se constituiria a identidade do trabalhador do taxi lotação. Inicialmente fazemos uma construção histórica do surgimento e da institucionalização do transporte público na cidade de Imperatriz, abordando as diferentes categorias que foram integrando o transporte público, ressaltando seus conflitos e suas implicações. Posteriormente buscamos analisar a lotação como uma prática, que com o surgimento da necessidade de legitimá-la os taxistas-lotação passaram a se organizar por meio de uma associação e diferenciar-lhes dos demais taxistas, buscando a legalização da sua prática, além de analisa-la sobre essa ótica ressaltamos o surgimento dos mototaxistas como fator que influenciou a visibilidade, solidificação e expansão da referida prática. Destacamos também a relação entre esses indivíduos nos pontos rotativos, que são conhecidos como ponto de táxi lotação, ressaltando os conflitos, companheirismos, estratégias, e sua relação com os passageiros.
Descrição: ABSTRACT An opinion poll on the construction of a class of urban workers, taxi drivers stocking or lotus. To do so, since this strategy is a perspective of a process that influenced the emergence of this group, as a current perspective based on the ethnographic method, to understand the social profile of this category as an internal relationship between the group and as a whole categories of public transport. For the same ones by research of Rocha and Eckert (2011), Eckert and Rocha (2008), Abalos Junior (2015) and others. One research aims to include the process of institutionalization of allotments in the city of Imperatriz, with emphasis on the relationship with other types of local urban transport, and how to become a taxi worker identity stocking. Initiative of an emerging and institutionalized institution of public transportation in the city of Imperatriz, addressing issues of an integral nature of public transportation, its efforts and its implications. Subsequently we seek to analyze the stocking as a practice, with the growth of the legitimacy of taxi drivers, with an organization through an association and differentiate themselves from other taxi drivers, seeking a legalization of their practice, in addition to analyzing it on the optics of the resurgence of the growth of the mototaxistas as a factor that influences the visibility, the consolidation and the expansion of the practice. They also highlight an interface between our rotating points of view, which is known as the starting point of stocking, highlighting conflicts, companionships, strategies and their relationship with passengers.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3434
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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