Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSOARES, Moizanilton Pestana-
dc.date.accessioned2019-05-29T16:39:45Z-
dc.date.available2019-05-29T16:39:45Z-
dc.date.issued2013-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3435-
dc.descriptionAbstract Berths are places alongside a quay where a vessel is moored for loading and unloading of cargo. They are among the key resources of a port terminal, and how to manage them is reected in the length of stay of vessels and the level of utilization of the other resources of the terminal. The search for greater eficiency in port operations has led to studies aimed at finding better ways to manage these resources. The Berth Allocation Problem (BAP) consists of assigning ships to berthing positions in an optimal way. It consists of determining where and when ships will moor in order to maximize the port performance indicators. The literature on the subject focuses mainly on container terminals, but in this work we reference a paper that addresses this optimization problem in terminal with features found in Port Complex of São Luís. In that study, the Berth Allocation Problem is formulated to bulk terminals that are inuenced by tides and stock control in its operation (BAPTGS). Moreover, it is built a Linear Programming model of the problem and presented an instance format compatible with CPLEX Optimizer, a commercial LP solver. This paper introduces a contribution to that study. We present a port terminal simulator capable of generating instances of BAPTGS in that specified format. The objective is that the application works as a convenient and exible instance generator, with plenty of configuration options, and that it contributes to research on IT solutions that assist with decision making regarding the allocation of berths in port terminals of São Luís.pt_BR
dc.description.abstractBerços são áreas do cais onde os navios fazem a atracação para carregamento e descarregamento. Eles estão entre os principais recursos de um terminal portuário, e a forma de gerenciá-los reflete-se no tempo de estada dos navios e no nível de utilização dos demais recursos do terminal. A busca por uma maior eficiência nas operações portuárias deu origem a estudos que visam encontrar melhores formas de se manejar esses recursos. O Problema de Alocação de Berços (BAP, do inglês Berth Allocation Problem) consiste em atribuir navios a posições de berços de forma ótima; em definir quando e onde os navios esperados irão atracar de maneira a maximizar os indicadores de eficiência portuária. A literatura sobre o tema se concentra majoritariamente em terminais de contêiner, mas neste trabalho referenciou-se um artigo que aborda esse problema de otimização em terminais com as características encontradas no Complexo Portuário de São Luís. Nesse estudo, é apresentada uma formulação do BAP para terminais graneleiros que sofrem influência das marés e do controle de estoque em sua operação (chamada BAPTGS, do inglês Berth Allocation Problem in Tidal Grain Ports with Stock Level Constraint). Ademais, é construído um modelo de Programação Linear (PL) do problema e apresentado um formato de instância compatível com o CPLEX Optimizer, um solver comercial para problemas de PL. Este trabalho introduz uma contribuição a tal estudo. É apresentado aqui um simulador de terminal portuário capaz de gerar instâncias do BAPTGS no formato especificado. O objetivo é que a aplicação funcione como um gerador de instâncias prático e flexível, com múltiplas configurações, e que contribua para as pesquisas sobre soluções de TI que auxiliem na tomada de decisões em relação à alocação de berços nos terminais portuários de São Luís.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectProblema de alocação de berçospt_BR
dc.subjectOperational researchpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectBerth allocation problempt_BR
dc.titleSimulador de terminais portuários graneleiros sujeitos a restrições de maré e nível de estoquept_BR
dc.title.alternativeSimulator of bulk port terminals subject to tidal restrictions and stock levelpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOIZANILTON-SOARES.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.