Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3439
Título: A afetividade como ferramenta mediadora da aprendizagem na relação professor-aluno
Título(s) alternativo(s): The mediating communication of learning in the teacher-student relationship
Autor(es): SANTOS, Luziane de Sousa
Palavras-chave: Aprendizagem
Afetividade
Mediação
Relação professor-aluno
Learning
Affectivity
Mediation
Teacher Student
Data do documento: 20-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O objetivo deste trabalho é observar a importância da afetividade na relação professor-aluno na educação de nível fundamental dos anos finais na Escola Municipalizada Santos Dumont. Buscamos questionar como a afetividade na relação professor e aluno pode favorecer a aprendizagem das crianças e adolescentes, bem como as possíveis relações existentes entre esses sujeitos que colaboram para seus processos de desenvolvimento educativo. Também, buscamos encontrar algumas respostas através da identificação de pontos básicos nas concepções que possam estimular uma convivência entre professores e alunos voltada a entender o desenvolvimento diário da afetividade em sala de aula a qual esteja em colaboração para a aprendizagem com qualidade. Ou seja, para uma educação em que o aluno possa ter estímulos satisfatórios para estar em sala. A questão é como essa relação afetiva entre professor e aluno em sala de aula, pode ajudar na aprendizagem buscando fundamento nas obras de Wallon, Vygotsky, e Piaget, que defendem a dimensão da afetividade no processo ensino-aprendizagem e aponta a ação do professor como fator determinante neste processo. Em relação à metodologia, destacamos a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando uma abordagem qualitativa. Foram aplicados questionários com questões abertas e fechadas aos professores e os alunos da escola. Esperamos que o resultado da pesquisa demonstre como a afetividade vem sendo trabalhada nas escolas e qual sua importância na aprendizagem dos alunos. Reforçando que a relação afetiva em sala de aula facilita a aprendizagem e estimula o educando.
Descrição: ABSTRACT The objective of this study is to observe the importance of affectivity in the teacher-student relationship in elementary level education of the final years at Santos Dumont Municipal School. We seek to question how the affectivity in the teacher and student relationship can favor the learning of children and adolescents, as well as the possible relationships between these subjects that collaborate for their educational development processes. Also, we seek to find some answers by identifying basic points in the conceptions that can stimulate a coexistence between teachers and students, aimed at understanding the daily development of affectivity in the classroom that is in collaboration for quality learning. That is, for an education in which the student can have satisfactory stimuli to be in the room. The question is how this affective relationship between teacher and student in the classroom can help in learning by finding a foundation in the works of Wallon, Vygotsky, and Piaget, who defend the dimension of affectivity in the teaching-learning process and points out the teacher's action as factor in this process. Regarding the methodology, we highlight bibliographical research and field research, using a qualitative approach. Questionnaires with open and closed questions were applied to teachers and students at the school. We hope that the research results demonstrate how affectivity has been worked in schools and how important it is in student learning. Reinforcing the affective relationship in the classroom facilitates learning and stimulates the learner.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3439
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz

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