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http://hdl.handle.net/123456789/3450
Título: | O olhar do professor sobre a indisciplina do aluno na sala de aula nos anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The teacher's view of student indiscipline in the classroom in the final years of elementary school |
Autor(es): | ARRUDA, Adeluane Almeida |
Palavras-chave: | Indisciplina Professor Aprendizagem Indiscipline Teacher Learning |
Data do documento: | 17-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a investigação dos aspectos indisciplinares dos alunos, tendo como foco o olhar do professor, pois a indisciplina é um tema bastante repercutido na escola e comum nos noticiários de jornais, revistas e rádios, segundo os quais esta problemática é apontada como um dos motivos de preocupação o corpo docente. Assim, este trabalho busca compreender o comportamento indisciplinar do aluno e como este pode interferir no processo de ensino e aprendizagem, sendo fundamental a concepção dos professores, os quais presenciam cotidianamente esta realidade dentro da sala de aula. Desta maneira, torna-se necessário que haja uma identificação das possíveis causas da indisciplina, pois com o passar dos anos esta problemática, de certa maneira, agravou-se em diversos aspectos, nos quais pode-se citar como exemplo, o aumento do índice de violência e desrespeito ao professor, bem como a repercussão dessa situação na aprendizagem. Neste contexto, esta pesquisa será desenvolvida a partir de uma investigação empírica sobre a problemática abordada. Para tanto, buscamos fundamentação nos pressupostos teóricos de Aquino (1998), Rebelo (2011), Silva (2014), Vasconcellos (2009), dentre outros autores que também desenvolvem estudos sobre esta temática. A pesquisa foi desenvolvida durante o período de oito meses na Escola Municipal Tocantins, que atende o Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, localizada na cidade de Imperatriz, Maranhão, tendo como sujeitos participantes os professores da escola. Quanto aos resultados obtidos, apenas reforça o que já tínhamos apurado através da revisão literária, que apesar de não ser uma temática nova, a indisciplina ainda é motivo de preocupação para a grande maioria dos professores, sendo que estes não se reconhecem como parte geradora da mesma, tendo em vista associar o problema a fatores externos. |
Descrição: | ABSTRACT The objective of this study is to investigate the indisciplinary aspects of the students, focusing on the teacher 's perspective, since indiscipline is a well - known topic in school and common in the newspapers, magazines and radios, according to which this problem is pointed out as one of the reasons of concern the faculty. Thus, this work seeks to understand the student's undisciplinary behavior and how this can interfere in the teaching and learning process, being fundamental the conception of the teachers, who daily see this reality within the classroom. In this way, it is necessary to identify the possible causes of indiscipline, as over the years this problem has, in a way, worsened in several aspects, in which one can cite as an example, the increase in the index of violence and disrespect to the teacher, as well as the repercussion of this situation in the learning. In this context, this research will be developed on the basis of an empirical investigation about the problem. In order to do so, we seek to base the theoretical assumptions of Aquino (1998), Rebelo (2011), Silva (2014), Vasconcellos (2009), among other authors who also develop studies on this subject. The research was developed during the eight-month period at the Tocantins Municipal School, which attends elementary school, from the 6th to the 9th year, located in the city of Imperatriz, Maranhão, with the school teachers as participants. As for the results obtained, it only reinforces what we had already ascertained through the literary review, which although not a new subject, indiscipline is still cause for concern for the great majority of teachers, and these are not recognized as generating part of the in order to associate the problem with external factors. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3450 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Humanas/Sociologia do Campus de Imperatriz |
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