Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3467
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dc.contributor.authorLIMA, Guilherme de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-06-04T16:48:32Z-
dc.date.available2019-06-04T16:48:32Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3467-
dc.descriptionAbstract The development of augmented reality applications has grown in recent years, in part by lowering the costs of the technologies used in this area, so game developers have gained a new way of creating games that allow for greater immersion by players and a new interaction with virtual objects, which now occupy the real environment. With the launch of the Pokemon GO game for smartphones, augmented reality games have gained even greater focus. One branch of the games that have a lot of field for exploration are collectible card games, such as Magic and Yu-Gi-Oh !, which although they have already had an augmented reality implementation for this style of play, none of them still had a great deal of public attention , making this field still well explored by the developers. However developing augmented reality games may not be an easy task, although there are already game engines that speed up the development process, the process of creating gameplay systems and creating all the components that represent the behavior of players and cards require a variety of knowledge (animations, modeling, programming, camera calibration, among others), as well as being time consuming and subject to development errors. The objective of this work is to offer a framework to accelerate the development of collectible card games with augmented reality, allowing the developer to create games quickly, minimizing the possibility of errors during the process of construction of his game, and does not require knowledge of programming by the developer. The framework is titled ADGAR, an acronym for Automation of the Development of Games with Augmented Reality, which is designed to work with Unity and uses the Vuforia library to handle augmented reality components. The ADGAR Framework offers a pre-defined gameplay system, so the game developer does not have to worry about how to create game models that run electronically. Since it is integrated with Unity, it is possible to use the models available in the Asset Store (free online database where you can purchase 3D models and other resources).pt_BR
dc.description.abstractO desenvolvimento de aplicações de realidade aumentada tem crescido nos últimos anos, em parte pela diminuição dos custos das tecnologias utilizadas nessa área, com isso os desenvolvedores de jogos ganharam uma nova forma de criar jogos que possibilitem uma imersão maior por parte dos jogadores e uma nova forma de interação com os objetos virtuais, que agora ocupam o ambiente real. Com o lançamento do jogo Pokemon GO para smartphones, os jogos de realidade aumentada ganharam um foco ainda maior. Um ramo dos jogos que têm muito campo para exploração são os jogos de cartas colecionáveis, como Magic e Yu-Gi-Oh!, que embora já tiveram implementação em realidade aumentada para este estilo de jogo, nenhum deles ainda teve grande destaque com o público, fazendo com que este campo ainda seja bem explorado pelos desenvolvedores. Contudo desenvolver jogos de realidade aumentada pode não ser uma tarefa fácil, embora existam game engines que já agilizam o processo de desenvolvimento, o processo de criação de sistemas de jogabilidade e criação de todos os componentes que representam o comportamento de jogadores e cartas requerem conhecimentos variados (animações, modelagem, programação, calibração de câmera, entre outros), além de serem demorados e estarem sujeitos a erros no desenvolvimento. O presente trabalho tem por objetivo oferecer um framework para agilizar o desenvolvimento de jogos de cartas colecionáveis com realidade aumentada, permitindo que o desenvolvedor crie jogos rapidamente, minimizando as possibilidades de erros durante o processo de construção do seu jogo, além de não requer conhecimento de programação por parte do desenvolvedor. O framework é intitulado de ADGAR, sigla para Automation of the Development of Games with Augmented Reality (que significa Automatização do Desenvolvimento de Jogos com Realidade Aumentada), desenvolvido para trabalhar na Unity e usa a biblioteca do Vuforia para tratar os componentes de realidade aumentada. O ADGAR Framework oferece um sistema de jogabilidade pré-definido, assim o desenvolvedor de jogos não precisa se preocupar em como criar modelos de jogabilidades que executem eletrônicamente. Como está integrado com a Unity é possível utilizar os modelos disponíveis no Asset Store (Base de dados online da Unity que possui livre acesso, onde pode-se adquirir modelos 3D e outros recursos).pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectJogos em RApt_BR
dc.subjectRealidade aumentadapt_BR
dc.subjectJogos 3Dpt_BR
dc.subjectJogos de cartas colecionáveispt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectGames in ARpt_BR
dc.subjectAugmented realitypt_BR
dc.subject3D gamespt_BR
dc.subjectTrading card gamept_BR
dc.titleFramework para construção de jogos de cartas colecionáveis com RApt_BR
dc.title.alternativeFramework for building collectible card games with RApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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