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http://hdl.handle.net/123456789/3469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | LIMA, Thamyla Maria de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T12:15:17Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T12:15:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3469 | - |
dc.description | The insertion of technology in education has become a reality in recent years. In this area, serious games emerged, representing a strategy of teaching and learning that manages to combine entertainment with educational elements. However, it is necessary to evaluate their impact power on the students and, for this, the evaluation methods are used. There are a variety of articles in the literature that address the evaluative methods of serious games. These differ in the form of application, analysis of the results and size of the sample. In this work, a comparative analysis of the evaluation methods was developed, identifying trends, aspects positives and negatives, as well as aspects to be improved. To carry out this comparative study, a Systematic Mapping was carried out in order to identify the state of the art of the evaluation models. Later, were selected evaluative models to be applied to students of the Universidade Federal do Maranhão and their respective results were compared and analyzed. At the end, a comparative analysis of the questions present in the selected evaluative models was carried out and it was possible to verify the most relevant dimensions in the evaluation of serious games. Besides that it is expected that the study performed may serve as a tool to help serious game developers choose the best evaluative model to applied. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inserção da tecnologia no meio educacional se tornou uma realidade nos últimos anos. Nessa vertente, surgiram os jogos sérios, representando uma estratégia de ensino e aprendizado que consegue agregar o entretenimento com elementos educacionais. Contudo é necessário avaliar seu poder de impacto sobre os alunos e, para isso, são utilizados os métodos avaliativos. Existe uma variedade de artigos na literatura que abordam os métodos avaliativos de jogos sérios. Estes se diferem na forma de aplicação, de análise dos resultados e tamanho da amostra. Neste trabalho foi desenvolvida uma análise comparativa dos métodos de avaliação, identificando tendências, pontos positivos e negativos, bem como aspectos a serem melhorados. Para realizar esse estudo comparativo, foi realizado um Mapeamento Sistemático com objetivo de identificar o estado da arte dos modelos avaliativos. Posteriormente, foram selecionados modelos avaliativos a serem aplicados em alunos da Universidade Federal do Maranhão e seus respectivos resultados foram comparados e analisados. Ao final, foi realizada uma análise comparativa das perguntas presentes nos modelos avaliativos selecionados e foi possível verificar as dimensões mais relevantes na avaliação de jogos sérios. Além disso, espera-se que o estudo realizado possa funcionar como uma ferramenta para auxiliar os desenvolvedores de jogos sérios a escolher o melhor modelo avaliativo a ser aplicado. | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | jogos sérios; métodos avaliativos; estudo comparativo | pt_BR |
dc.subject | serious games; evaluative methods; comparative study | pt_BR |
dc.title | Estudo Comparativo de Métodos para a Avaliação de Jogos Digitais Sérios. | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative Study of Methods for the Evaluation of Serious Digital Games. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação de Engenharia da Computação do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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