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http://hdl.handle.net/123456789/3486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | MELO, Guilherme Afonso Melo Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T16:19:02Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T16:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3486 | - |
dc.description | Abstract The Computer Science Course presents one of the highest dropouts rates among higher education coureses in Brazil. Besides that, it’s known that the Algorithms discipline is the base of the knowledge learnt throughout the course and the first contact of students with computer programming. Having that said, the Ballgorithm was idealized to be a tool that includes a simple programming language and a ludical approach, making use of digital games visual elements. This paper aims to presente the development process of the Ballgorithm tool, the Ballcode language and the design decisions regarding to the system architecture. Initially, the Ballcode language basic structure is presented, showing it’s basic commands, limitations and the abstractions used to idealize it. Then, the system architecture is analyzed, showing the procedures of the language interpretation and the rendering of the objects on screen at a lower level. Finally, use cases of the system are analyzed, showing every every step of the process between the submission of the Ballcode written by the user and the rendering of the objects in the screen. | pt_BR |
dc.description.abstract | O curso de Ciência da Computação possui uma das maiores taxas de evasão dentre os cursos de ensino superior do país. Além disso, é sabido que a disciplina de Algoritmos, além de ser a base do curso, também é o primeiro contato com programação de muitos dos ingressantes. Tendo tudo isso em mente, o Ballgorithm foi idealizado, sendo uma ferramenta que conta com uma linguagem simples e com uma abordagem lúdica, fazendo a utilização de elementos visuais de jogos digitais. Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Ballgorithm, bem como a linguagem criada para a utilização do mesmo, a Ballcode, e as decisões de design referentes à arquitetura do sistema. Primeiramente a estrutura da linguagem Ballcode é apresentada, mostrando seus comandos, limitações e abstrações utilizadas. Após isso a arquitetura do sistema como um todo é analisada, mostrando os procedimentos de interpretação da linguagem e renderização dos objetos do jogo com mais detalhes e em mais baixo nível. Por fim, analisamos casos de uso do sistema, explicitando cada passo dos processos que ocorrem da submissão do código em Ballcode até a exibição dos elementos criados pelo usuário na tela. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Jogo sério | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Serious games | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.title | Ballgorithm - uma ferramenta introdutória para conceitos de programação | pt_BR |
dc.title.alternative | Ballgorithm - an introductory tool for programming concepts | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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GUILHERME-MELO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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