Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3501
Título: | Apoio ao ensino de algoritmos por meio da demonstração de códigos-fonte similares |
Título(s) alternativo(s): | Support to the teaching of algorithms through the demonstration of source codes similar |
Autor(es): | LIMA, Rafael Noleto |
Palavras-chave: | Ensino de algoritmos Motivação Programação Algorithm teaching Motivation Programming |
Data do documento: | 21-Dez-2018 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Os cursos da área de Computação enfrentam o desafio de combater a alta evasão e desistência de alunos, sobretudo em relação às disciplinas de programação. A dificuldade em assimilar conceitos relacionados a algoritmos desmotiva os estudantes e é imprescindível buscar formas de resgatar o interesse do aluno, seja por meio de novas abordagens no ensino ou por ferramentas tecnológicas disponíveis como as competições online. Desta forma, este estudo visa experimentar metodologias inovadoras com a utilização do juiz online Jutge e o desenvolvimento de uma página virtual que sirva como repositório de códigos-fonte de soluções de problemas similares aos cobrados nas competições realizadas em sala, estimulando assim a capacidade de construir conhecimento novo a partir de conceitos prévios. Inspirada na abordagem Problem Based Learning, a disciplina foi ministrada com base em resolução de problemas de competições, com torneios sendo organizados entre os alunos semanalmente. Tendo a competitividade como aliada à motivação, aplicou-se um formulário de avaliação para colher informações a respeito das expectativas dos alunos em relação à disciplina. Ao final, o formulário foi aplicado novamente e as respostas sobre motivação foram comparadas em gráficos. |
Descrição: | Abstract Computing courses face the challenge of combating high student evasion and dropouts, especially related to programming subjects. When students find it hard to assimilate concepts related to algorithms, they get demotivated and it is important for teachers to find ways to reobtain the interest of the student, whether through new teaching techniques or tools such as online competitions. Therefore, this study aims to use innovative methodologies such as the use of an online judge named Jutge and the development of a virtual page which serves as a source code repository for problem-solving solutions similar to those assigned in class, thus stimulating the ability to construct new knowledge from previous concepts. Inspired by the Problem Based Learning, which is based on problem solving algorithm competitions, tournaments have being organized among students weekly. By having competitiveness allied with motivation, an evaluation form was applied to measure students’ expectations towards the course. By the end of the semester, the form was re-applied and the answers were compared in charts. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3501 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAFAEL-LIMA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 7,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.