Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLIMA, Rafael Noleto-
dc.date.accessioned2019-06-06T15:59:12Z-
dc.date.available2019-06-06T15:59:12Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3501-
dc.descriptionAbstract Computing courses face the challenge of combating high student evasion and dropouts, especially related to programming subjects. When students find it hard to assimilate concepts related to algorithms, they get demotivated and it is important for teachers to find ways to reobtain the interest of the student, whether through new teaching techniques or tools such as online competitions. Therefore, this study aims to use innovative methodologies such as the use of an online judge named Jutge and the development of a virtual page which serves as a source code repository for problem-solving solutions similar to those assigned in class, thus stimulating the ability to construct new knowledge from previous concepts. Inspired by the Problem Based Learning, which is based on problem solving algorithm competitions, tournaments have being organized among students weekly. By having competitiveness allied with motivation, an evaluation form was applied to measure students’ expectations towards the course. By the end of the semester, the form was re-applied and the answers were compared in charts.pt_BR
dc.description.abstractOs cursos da área de Computação enfrentam o desafio de combater a alta evasão e desistência de alunos, sobretudo em relação às disciplinas de programação. A dificuldade em assimilar conceitos relacionados a algoritmos desmotiva os estudantes e é imprescindível buscar formas de resgatar o interesse do aluno, seja por meio de novas abordagens no ensino ou por ferramentas tecnológicas disponíveis como as competições online. Desta forma, este estudo visa experimentar metodologias inovadoras com a utilização do juiz online Jutge e o desenvolvimento de uma página virtual que sirva como repositório de códigos-fonte de soluções de problemas similares aos cobrados nas competições realizadas em sala, estimulando assim a capacidade de construir conhecimento novo a partir de conceitos prévios. Inspirada na abordagem Problem Based Learning, a disciplina foi ministrada com base em resolução de problemas de competições, com torneios sendo organizados entre os alunos semanalmente. Tendo a competitividade como aliada à motivação, aplicou-se um formulário de avaliação para colher informações a respeito das expectativas dos alunos em relação à disciplina. Ao final, o formulário foi aplicado novamente e as respostas sobre motivação foram comparadas em gráficos.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino de algoritmospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectAlgorithm teachingpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectProgrammingpt_BR
dc.titleApoio ao ensino de algoritmos por meio da demonstração de códigos-fonte similarespt_BR
dc.title.alternativeSupport to the teaching of algorithms through the demonstration of source codes similarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL-LIMA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso7,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.