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http://hdl.handle.net/123456789/3529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | GARCÊS, Rodrigo Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T18:54:50Z | - |
dc.date.available | 2019-06-10T18:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3529 | - |
dc.description | ABSTRACT Robotic football presents itself as a problem capable of involving robotics and artificial intelligence on several levels. It presents an extremely dynamic environment, capable of adding a certain factor of randomness to matches, which becomes even more complex because it is an autonomous multi-agent system, in which they need, in addition to understanding the surrounding, identify opponents and the ball, always receiving information with noise, in order to simulate a real environment. This work aims at updating the base team used in the UFMA2D robotic soccer team and implementing real strategies using the Fedit graphical training editing tool, as well as providing a more comprehensive overview of the currently available base teams. From this new analysis on the base teams, the base was moved from UvA Trilearn UvA to Agent2d, and new real ball-out strategies were developed, with formations (4-3-2-1) and (4-3-3), which were combined and implemented using the graphical editing tool Fedit , which is supplied together with Agent2d. The results obtained with these modifications were quite encouraging, surpassing with great advantage the previous implementations of UFMA2D, and surpassing with little margin the Agent2d, which shows that the real strategies implemented in the team, although simple, managed to increase the efficiency of the team significantly. | pt_BR |
dc.description.abstract | O futebol robótico apresenta-se como um problema capaz de envolver robótica e inteligência artificial em diversos níveis. Apresenta um ambiente extremamente dinâmico, capaz de adicionar um certo fator de aleatoriedade às partidas, o que se torna ainda mais complexo por se tratar de um sistema autônomo multiagentes, em que estes precisam, além de compreender o ambiente a sua volta, identificar os adversários e a bola, recebendo sempre informações com ruído, de modo a simular um ambiente real. Este trabalho objetiva a atualização do time base utilizado no time de futebol robótico UFMA2D e a implementação de estratégias reais utilizando a ferramenta gráfica de edição de formação Fedit, bem como fornecer um panorama mais abrangente sobre os times base disponíveis atualmente. A partir desta nova análise sobre os times base, mudou-se o time base do UvA Trilearn para o Agent2d, e desenvolveram-se novas estratégias reais de saída de bola, com as formações (4-3-2-1) e (4-3-3), as quais foram combinadas e implementadas utilizando a ferramenta gráfica de edição de formação Fedit, sendo esta fornecida juntamente com o Agent2d. Os resultados obtidos com estas modificações se mostraram bastante animadores, superando com ampla vantagem as implementações anteriores do UFMA2D, e superando com pouca margem o Agent2d, o que demonstra que as estratégias reais implementadas no time, apesar de simples, conseguiram aumentar a eficiência do time de maneira significativa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Robocup Simulation 2D League | pt_BR |
dc.subject | Sistema multi-robótico | pt_BR |
dc.subject | Multirrobôs cooperativos | pt_BR |
dc.subject | Robocup Simulation 2D League | pt_BR |
dc.subject | Multi-robots system | pt_BR |
dc.subject | Cooperative multirobots | pt_BR |
dc.title | Uma nova proposta para o time de futebol robótico simulado UFMA2D | pt_BR |
dc.title.alternative | A new proposal for the robotic football team simulated UFMA2D | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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RODRIGO-GARCÊS.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 5,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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