Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3534
Título: Levantamento de Requisitos e Modelagem do Ambiente Virtual de Aprendizagem COSMO
Título(s) alternativo(s): Requirements Survey and Modeling of the Virtual Learning Environment COSMO
Autor(es): RAPOSO, Antonio Carlos
Palavras-chave: Levantamento de requisitos
Modelagem de sistema
COSMO
Requirements gathering
System modeling
COSMO
Data do documento: 15-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O curso de Ciência da Computação apresenta uma das maiores taxas de evasão entre os cursos superiores do Brasil. A disciplina de Algoritmos em geral apresenta o primeiro contato com programação de computadores e experiências negativas podem desaminar os estudantes afetando seriamente o aprendizado. Com isso em mente foi idealizado o COSMO, um ambiente virtual de aprendizagem focado no estudo de lógica de programação através de um conjunto de atividades, vídeos e jogos.Este trabalho tem por objetivo apresentar os requisitos funcionais e não funcionais do COSMO e sua modelagem. A coleta dos requisitos funcionais e não funcionais é feita utilizando técnicas de levantamento de requisitos e sua modelagem utiliza o padrão UML 2.0.Inicialmente foi feito entrevistas com os stakeholders do sistema separadamente a fim de se ter uma noção dos requisitos iniciais do COSMO, seguido por um brainstorming com a equipe de desenvolvimento a fim de adicionar possíveis funcionalidades que melhorem o sistema. foi então feita uma modelagem utilizando os requisitos coletados anteriormente. Esta modelagem produz um diagrama de caso de uso onde foi complementado os requisitos coletados anteriormente; diagramas de classe que apresenta um modelo conceitual e de domínio do sistema; diagramas de sequência que mostra a comunicação entre os objetos do sistema e diagramas de atividade que enfatiza a sequência de ações e condições a coordenar um comportamento do COSMO. Por fim foi comparado os requisitos obtidos do COSMO com diversas tecnologias relacionadas similares ao sistema apresentando o porque de cada plataforma não suprir as necessidades dos stakeholders e criado um protótipo do COSMO utilizando a modelagem coletada anteriormente.
Descrição: Abstract The Computer Science course presents one of the highest dropout rates among college education in Brazil. The Algorithms discipline usually presents the first contact with computer programming and negative experiences can demean students seriously affecting learning. With this in mind it has been idealized COSMO, a virtual learning environment focused on the study of programming logic through a set of activities, videos and games.This paper aims to present the functional and non-functional requirements of COSMO and its modeling. The requirements gathering of functional and non-functional requirements is done using requirements surveying techniques and its modeling uses the UML 2.0 standard.Interviews were initially made with the stakeholders separately in order to get a sense of the initial requirements of COSMO followed by a brainstorming with the development team to add potential features that would improve the system. Modeling was then made using the requirements previously collected. This modeling produces a use case diagram where the requirements previously collected have been complemented; class diagrams that presents a conceptual and domain model of the system; sequence diagrams showing communication between system objects and activity diagrams that emphasizes the sequence of actions and conditions coordinating a COSMO behavior.Finally, the requirements obtained from COSMO were compared with several related technologies similar to the system, showing why each platform does not meet stakeholders’ needs and it was created a COSMO prototype using the modeling previously collected.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3534
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO-RAPOSO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.