TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Música do Campus de São Bernardo : [16] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

Um professor de linguagens e códigos, por exemplo, não seria apenas aquele capaz de dar aula de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Espanhol, Artes Visuais e Música. Mas aquele que é capaz de ler uma peça musical e de ver a unidade de um texto; ler a musicalidade da materialidade sonora de um texto; entender que subjaz ao que se escreve uma lógica e que o ato de ler é chegar às camadas mais profundas dessa organização que é filosófica e desafiar patamares estéticos da arte quando ela se materializar também num texto literário. Um professor de Linguagens e Códigos será aquele capaz de mover um olhar complexo nessa área e saber que essas linguagens verbais e não verbais não estão tão separadas como parecem, mas se constituem num tecido de complexidade que gera uma área que ganhará sua identidade na prática desse olhar e no percurso dessa conquista na formação de professores.

Todos os autores cederam o direito de publicização dos textos à UFMA através de Licença Própria.

Navegar
Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido RSS Feed RSS Feed RSS Feed
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 16 de 16
Data do documentoTítuloAutor(es)
28-Jan-2022A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O CONTROLE EMOCIONAL: NARRATIVAS ACADÊMICAS E PESSOAIS, ACERCA DA SAÚDE MENTALGOMES, Semilson Silva
12-Jul-2022A MONITORIA E A TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIALIMA, José Farias de
7-Nov-2022EDUCAÇÃO MUSICAL NA PANDEMIA: UMA REFLEXÃO DO ENSINO REMOTOSANTOS, Êda Mikaelle Paulina dos
12-Jul-2022PIBID: UMA EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE EM MÚSICASANTOS, Caroline Gonçalves da Silva dos
8-Jan-2020Grupos de samba e pagode do Baixo Parnaíba maranhense: uma breve história sobre músicos e grupos desse gênero musical na regiãoSANTOS, Julio Costa dos
1-Mar-2021O habitus docente presente no ensino de violão e flauta doce: um olhar reflexivo sobre os saberes experienciais aplicados na extensão universitária no Curso de Música – São Bernardo - UFMASANTOS, Leonardo Machado Ferreira
16-Set-2021O tropicalismo e o impacto do disco Tropicália: ou Panis et Circencis na Música Popular BrasileiraOLIVEIRA, Rafael Braga
27-Set-2021Estágio supervisionado e a formação docente em artes: possibilidades e desafios do ensino de música em Santa Quitéria - MACARVALHO, Dionieles Lopes de
9-Jul-2019Preparação de programa para recital de canto: relato de experiênciaBRITO, Gislaine Cristina Ferreira
9-Jul-2019Memorial e análise do processo de criação da obra "depressão", para trompete amplificado e eletroacústicaCOSTA, Leandro Silva da
26-Set-2017DA PRÁTICA DOCENTE À PRÁTICA COMPOSICIONAL: memorial descritivo da peça O Aprendiz, para quarteto de violões e eletroacústicaFREIRE, Kelly Costa
17-Jun-2016O PROCESSO DE CRIAÇÃO MUSICAL: memorial de composição de três peças eletroacústicas mistas.Cavalcante, Orlanildo Rocha
17-Jun-2016Símbolo e reescrituração: memorial do processo criativo de quatro obras musicais eletroacústicas baseadas em hinosFerreira, Nathana Diniz Santos
1-Jul-2016A EDUCAÇÃO MUSICAL NO AMBIENTE ESCOLAR: um olhar sobre as escolas de São Bernardo/MACarneiro, Clea Brito
16-Jun-2016UMA ANÁLISE DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MÚSICA – UFMAFrancisco, Thais Luana de Souza
9-Jun-2016Música Concreta e colagem: memorial do processo de criação de cinco obras eletroacústicas.Oliveira, Maria Leonara
Coleção's Items (Ordenado por Data de depósito na Descendente ordem): 1 para 16 de 16