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http://hdl.handle.net/123456789/3545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SOUZA, Eduardo Dorneles Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T17:40:06Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11T17:40:06Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3545 | - |
dc.description | Abstract A considerable portion of world population suffer from some kind of neuron motor disease caused by genetics or environmental factors. Thus, neuroscience has as one of its objectives the understanding about how motor learning may happen in healthy subjects or patients with neurological disease. Researchers categorize the motor learning in two major groups: skill learning and rehabilitation. It is worth mentioning that there is no work that predicts the amount of training sessions of a patient, which can be for skill learning and rehabilitation, might be necessary. Therefore, machine learning shows up as a nice tool to estimate the patients development. This work adopted a digital table and a software to acquire the mean error, mean time and the number of blocks during the training of a tracing task. Then, this work shows how machine learning can be used in motor learning experiments for a tracing task to predict the number of blocks that might be necessary to perform a motor skill learning . Linear regression, kNNN and SVr were used to estimate the number of blocks during a training period. The results show a 0.775 pearson correlation and a 0.27 root-mean-square error for some experiments, i.e., suggesting a correlation between the real and estimated number of blocks. | pt_BR |
dc.description.abstract | Uma parcela considerável da população mundial adquiriu algum tipo de doença neuromotora, seja por motivos genéticos ou fatores externos. Por conta disso, a neurociência tem como um dos seus objetivos compreender como a aprendizagem motora pode ocorrer em pacientes saudáveis ou com doenças neuro-motoras. A literatura subdivide aprendizagem motora em dois tipos principais: aquisição de habilidade e rehabilitação. Uma hipótese ainda não testada é a possibilidade de predizer a quantidade de sessões de treinamento motor, seja para aquisição de habilidades ou rehabilitação, será necessária. Nesse sentido, a aprendizagem de máquina é uma ferramenta que pode dar suporte para estimar a evolução no desempenho de pacientes. O presente trabalho utilizou uma mesa digitalizadora em conjunto com um software visando replicar o experimento de tarefa de decalque e realizar a coleta de dados de participantes: erro médio, tempo médio e bloco de treinamento. Em seguida, a partir dos dados obtidos foram aplicadas técnicas de aprendizagem de máquina como regressão linear, kNN e SVR com objetivo de predizer valores de bloco. Os resultados obtidos foram satisfatórios considerando coeficiente de correlação de Pearson de 0,775 e erro médio quadrático de 0,27 em alguns experimentos, permitindo afirmar considerável correlação entre os dados preditos e os dados reais com baixo valor de erro. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de máquina | pt_BR |
dc.subject | Tarefa de decalque | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.subject | Regression | pt_BR |
dc.subject | Tracing task | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem de máquina para predição da quantidade de blocos em experimento de aquisição de habilidade motora em tarefa de decalque | pt_BR |
dc.title.alternative | Machine learning to predict number of blocks in the motor skill in decal task | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EDUARDO-SOUZA.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 676,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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