Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3556
Título: Objetos de aprendizagem para o ensino de algoritmos
Título(s) alternativo(s): Learning objects for teaching algorithms
Autor(es): PORTELA, Samyle Lindsay Cardoso
Palavras-chave: Objetos de aprendizagem
Ensino-aprendizagem de algoritmos
Videoaulas
Learning objects
Teaching and learning of algorithms
Video lectures
Data do documento: 14-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Um dos motivos para a alta taxa de evasão do curso de Ciência da Computação é a reprovação e desistência na disciplina de Algoritmos. Buscando motivar os alunos e minimizar esses índices, o uso de objetos de aprendizagem funciona como alternativa estratégica para tornar o ensino da disciplina menos monótono e tradicional. Este trabalho teve como objetivo criar um conjunto de objetos de aprendizagem, no formato de videoaulas, voltados para ensino de algoritmos. Como apoio às videoaulas, foi desenvolvida uma plataforma de fácil operação para não só apresentá-las, como também torná-las interativas, disponibilizando recursos adicionais de aprendizagem. Os resultados obtidos com a aplicação da plataforma de videoaulas foram, em geral, positivos, tanto a plataforma como as videoaulas se mostraram estimulantes aos alunos, que demonstraram interesse na continuidade do projeto.
Descrição: Abstract One of the reasons for the high drop-out rates in the Computer Science course is the failing and desistance of the Introduction to Algorithms module. Seeking to motivate students and minimize these rates, the usage of learning objects works as an strategic alternative to make the teaching of this module less tedious and traditional. This work had as an objective to create a set of learning objects, in the form of video lectures, directed to the teaching of concepts of algorithms. A platform of easy usage was developed to support the video lectures and make them interactive, providing additional learning resources. The results obtained after testing the platform were, in general, positive, both the platform and the video lectures were appealing to the students, who showed interest in the continuity of the project.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3556
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAMYLE-PORTELA.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.