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Título: Análise do modelo matemático proposto para o problema de alocação de berços em portos graneleiros com restrições de estoque e condições favoráveis de maré
Título(s) alternativo(s): Analysis of the proposed mathematical model for problem of allocation of berths in ports bulk carriers with stock restrictions and favorable tidal conditions
Autor(es): SOBRINHO, Antônio de Sousa Mourão
Palavras-chave: Problema de alocação de berços
Portos com restrições de maré
Controle de estoque
Gurobi.
Berths allocation problem
Tide restricted ports
Stock control
Gurobi
Data do documento: 22-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: O Problema de Alocação de Berços (PAB) é alvo de muitos estudos em Pesquisa Operacional e é definido como o planejamento de quando e onde(berço) o navio irá atracar afim de minimizar o custos para o porto. Um caso especial é o Problema de Alocação de Berços em Portos Graneleiros com Restrições de Estoque e Condições Favoráveis de Maré, observável nos complexo portuário de São Luís, Maranhão e abordado nesse trabalho. Fazendo uso dos solvers Gurobi e CPLEX para a implementação do modelo matemático do problema, este trabalho analisa o desempenho dos dois solvers em instâncias da literatura e a complexidade do modelo a partir da implementação no Gurobi. O Gurobi tem melhor desempenho em três das 15 instâncias encontradas na literatura, em duas, o presolve realizado pelo Gurobi consegue reduzir o problema mais que o CPLEX. A partir das novas instâncias é possível observar que a quantidade de navios influência mais no tempo que a mesma será respondida do que a quantidade de berços. Realizando uma regressão polinomial quando a quantidade de berços é constante, é encontrado uma função que comprova o comportamento polinomial do tempo em relação ao crescimento do número de navios.
Descrição: Abstract The Berth Allocation Problem (BAP) is the target of studies on Operational Research and is defined as when and where (berth) the ship will dock in order to minimize costs to the port. A special case is the Berth Allocation Problem in Tidal Builk ports with Sotck level conditions, observable in the port complex of São Luís, Maranhão and approached in this work. Using Gurobi and CPLEX solvers for the implementation of the mathematical model of the problem, this work analyzes the performance of the two solvers in instances of the literature and the complexity of the model from the implementation in Gurobi. The Gurobi performs better in three of the 15 instances found in the literature, in two, the presolve carried out by Gurobi manages to reduce the problem more than the CPLEX. From the new instances it is possible to observe that the quantity of ships influences more in the time that the same will be answered than the quantity of cots. By performing a polynomial regression when the number of berths is constant, a function is found which proves polynomial behavior of the time in relation to the growth of the number of ships.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3557
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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