Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3558
Título: | Dashboards educacionais: estudo de caso para o ambiente virtual de aprendizado Cosmo |
Título(s) alternativo(s): | Educational dashboards: case study for the virtual learning environment Cosmo |
Autor(es): | RIBEIRO, Dalai dos Santos |
Palavras-chave: | Dashboards Dashboards educacionais Ambiente virtual de aprendizagem Analise visual Dashboards Educational dashboards Virtual learning enviroment Visual analysis. |
Data do documento: | 20-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | Dashboards são interfaces visuais das informações mais importantes para se atingir um ou mais objetivos, consolidadas e organizadas em uma única tela, de forma que as informações possam ser monitoradas com facilidade. No contexto educacional, nem sempre os ambientes virtuais de aprendizado (AVA) oferecem dashboards que centralizam e organizam a informação relevante para acompanhamento do desempenho de uma turma. Neste trabalho são apresentadas diversas tecnologias que permitem a construção de dashboards educacionais com recursos simples e rápidos de serem usados mesmo por usuários finais, não-programadores. Um estudo de caso é apresentado para um ambiente virtual de aprendizado Cosmo, voltado para o ensino de algoritmos. Os dashboards parecem se mostrar como uma solução útil para a provisão de informação necessária para a rápida tomada de decisão por parte de educadores. |
Descrição: | ABSTRACT Dashboards are visual interfaces of the main information needed to achieve one or more objectives; consolidated and arranged on a single screen, so that information can be monitored at a glance. In the educational context, Virtual Learning Environments (VLE) do not always offer dashboards that centralize and organize relevant information for monitoring a class’s performance. In this work we present several technologies that allow the construction of educational dashboards with simple features that can be quickly used even by non-programmers. A case study is presented for the virtual learning enviroment Cosmo, for teaching algorithms. Dashboards seem to be a useful solution to provide information needed by the educator for quickly decision-making process. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3558 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALAI-RIBEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.