Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Dalai dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T19:07:57Z | - |
dc.date.available | 2019-06-12T19:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3558 | - |
dc.description | ABSTRACT Dashboards are visual interfaces of the main information needed to achieve one or more objectives; consolidated and arranged on a single screen, so that information can be monitored at a glance. In the educational context, Virtual Learning Environments (VLE) do not always offer dashboards that centralize and organize relevant information for monitoring a class’s performance. In this work we present several technologies that allow the construction of educational dashboards with simple features that can be quickly used even by non-programmers. A case study is presented for the virtual learning enviroment Cosmo, for teaching algorithms. Dashboards seem to be a useful solution to provide information needed by the educator for quickly decision-making process. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dashboards são interfaces visuais das informações mais importantes para se atingir um ou mais objetivos, consolidadas e organizadas em uma única tela, de forma que as informações possam ser monitoradas com facilidade. No contexto educacional, nem sempre os ambientes virtuais de aprendizado (AVA) oferecem dashboards que centralizam e organizam a informação relevante para acompanhamento do desempenho de uma turma. Neste trabalho são apresentadas diversas tecnologias que permitem a construção de dashboards educacionais com recursos simples e rápidos de serem usados mesmo por usuários finais, não-programadores. Um estudo de caso é apresentado para um ambiente virtual de aprendizado Cosmo, voltado para o ensino de algoritmos. Os dashboards parecem se mostrar como uma solução útil para a provisão de informação necessária para a rápida tomada de decisão por parte de educadores. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Dashboards | pt_BR |
dc.subject | Dashboards educacionais | pt_BR |
dc.subject | Ambiente virtual de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Analise visual | pt_BR |
dc.subject | Dashboards | pt_BR |
dc.subject | Educational dashboards | pt_BR |
dc.subject | Virtual learning enviroment | pt_BR |
dc.subject | Visual analysis. | pt_BR |
dc.title | Dashboards educacionais: estudo de caso para o ambiente virtual de aprendizado Cosmo | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational dashboards: case study for the virtual learning environment Cosmo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DALAI-RIBEIRO.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.