Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMONTEIRO, Rodrigo Sousa-
dc.date.accessioned2019-06-21T17:57:04Z-
dc.date.available2019-06-21T17:57:04Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3599-
dc.descriptionABSTRACT With the increasing advances in technology, are appearing in the market several devices that allow users to interact with just a touch on the screen (touchscreen). The interativer whiteboard is inserted in this context, working as an input device to a computer, making it more accessible to users due to its area of projection. One of the models available is the Smart Board 880ix and that has a number of features. For this model purchased by the Center for study of Natural History and Archeology of Maranhao (CPHNAMA) was developed an application of interactive games and that will be used by visitors to the museum. Then it is of utmost important to check the quality of the application in order to provide a rewarding experience for visitors, and one of the main factors to be explored is the usability. In this scenario, the present study aimed to evaluate the usability of the application from the understanding and the creation of a test of usability to analyze and discuss the results on the basis of the criteria laid down in the objective of the test.pt_BR
dc.description.abstractCom o crescente avanço da tecnologia, estão surgindo no mercado diversos aparelhos que permitem aos usuários a interação com apenas um toque na tela (touchscreen). A lousa interativa está inserida nesse contexto, funcionando como um dispositivo de entrada de um computador, tornando-o mais acessível aos usuários devido sua área de projeção. Um dos modelos disponíveis é a Smart Board 880ix e que possui uma série de recursos. Para esse modelo adquirido pelo Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão (CPHNAMA) foi desenvolvida uma aplicação de jogos interativos e que será utilizada pelos visitantes do museu. Então é de fundamental importância verificar a qualidade dessa aplicação afim de proporcionar uma experiência gratificante aos visitantes e um dos principais fatores a ser explorado é a usabilidade. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a usabilidade dessa aplicação a partir do entendimento e da criação de um teste de usabilidade que permite a análise e discussão dos resultados com base nos critérios definidos no objetivo do teste.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectTeste de usabilidadept_BR
dc.subjectAplicação de jogos interativospt_BR
dc.subjectLousa interativapt_BR
dc.subjectTest of usabilitypt_BR
dc.subjectApplication of interactive gamespt_BR
dc.subjectInteractive whiteboardpt_BR
dc.titleTestes de usabilidade em lousas interativas: estudo de caso com a Smart Boardpt_BR
dc.title.alternativeUsability tests on interactive whiteboards: a case study with the Smart Boardpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO-MONTEIRO.pdfTrabalho de Conclusão de Curso5,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.