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dc.contributor.authorMELO, Sidney Araujo-
dc.date.accessioned2019-07-17T16:33:10Z-
dc.date.available2019-07-17T16:33:10Z-
dc.date.issued2017-01-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/3624-
dc.descriptionAbstract Improvement of the learning process is one of the main factor that leads teachers to search new teaching methods. In this context, the application of gamification in the educacional environment has gained prominence in recent year due to the game’s intrinsic capacity of gathering attention and motivating player to act and make decisions. This work reports the development process and application of a gamification experience named Game of Code on an algorithm course. The goal of this work is to evaluate the impact of this metodology on the student’s individual and collective engagement and performance. The Werbach gamification framework was used to develop Game of Code. In order to analyse the results of the proposed activity, questionnaires for profile classification (based on Bartle’s taxonomy) and motivation measures were applied. Moreover, performance measures from previous classes were also compared. Finally, the collected data shows as result a positive impact on student’s engagement and performance and possible improvement for the gamified model.pt_BR
dc.description.abstractO aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem é um dos principais fatores que levam professores a procurar novos métodos de ensino. Neste contexto, a aplicação da gamificação no ambiente educacional tem ganhado destaque nos últimos anos, em virtude da capacidade intrínseca dos games de atrair a atenção e motivar o jogador a agir e tomar decisões. Este trabalho relata o processo de desenvolvimento e aplicação de uma experiência de gamificação, em uma disciplina de algoritmos, denominada Game of Code. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto desta metodologia no engajamento e desempenho coletivo e individual dos participantes da disciplina. O framework de gamificação de Werbach foi utilizado para o desenvolvimento do Game of Code. Para a análise dos resultados da atividade proposta, foram aplicados questionários de classificação de perfis (baseados na taxonomia de Bartle) e de motivação aliada à comparação de métricas de desempenho de turmas anteriores. Por fim, os dados coletados fazem perceber como resultado um impacto positivo no desempenho e engajamento dos alunos, além da detecção de possibilidades de melhoria no modelo gamificado.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEngajamentopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectEngagementpt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleGame of Code: uma experiência na gamificação de disciplinas de algoritmospt_BR
dc.title.alternativeGame of Code: an experience in gamification of algorithm disciplinespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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