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http://hdl.handle.net/123456789/3632
Título: | Sintonia e implementação de um controlador pid para controle de posição angular em um aeroestabilizador monovariável |
Título(s) alternativo(s): | Tuning and implementation of a pid controller for control of angular velocity in a monovariable |
Autor(es): | COSTA, Álvaro José da Silva |
Palavras-chave: | Aeroestabilizador Controladores PID Sintonia Sistema de controle Ziegler- Nichols Aero-stabilizer PID controllers Tuning Control system Ziegler-Nichols |
Data do documento: | 11-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho tem como foco o sistema de controle mecˆanico. Com os conte´udos pertinentes a Engenharia Mecˆanica, buscou-se explicar a necessidade de utilizac¸ ˜ao de controladores do tipo PID em um aeroestabilizador monovari´avel para o controle da posic¸ ˜ao angular. Para isso foram estudados conceitos pertinentes a modelagem de sistemas mecˆanicos e m´etodos de sintonia de controladores, com o foco na metodologia de Ziegler-Nichols e na T´ecnica do Lugar Geom´etrico das Ra´ızes (LGRs), e como projeta-se um sistema de controladores. Assim, projetou-se o sistema prot´otipo para realizac¸ ˜ao da sintonia de controlador e an´alise de resultados para correc¸ ˜oes em trabalhos futuros, utilizando hardwares e softwares abordados no projeto, seguindo a metodologia e o plano de trabalho apresentado. Com isso chegou-se a conclus˜ao que o m´etodo estudado ´e eficiente, podendo-se melhorar com o uso de outras tecnologias, como a utilizac¸ ˜ao de redes neurais. |
Descrição: | Abstract The present work focuses on the mechanical control system. With the contents pertinent to Mechanical Engineering, we sought to explain the need to use PID controllers in a monovariable aero-stabilizer to control the angular position. In order to do so, concepts related to the modeling of mechanical systems and controller tuning methods were studied, with a focus on the Ziegler- Nichols methodology and the Roots Locus Method (RL), and how a system of controllers is designed. Thus, the prototype system was designed to perform controller tuning and analysis of results for corrections in future works, using hardware and software addressed in the project, following the methodology and work plan presented. This led to the conclusion that the method studied is efficient and can be improved with the use of other technologies, such as the use of neural networks. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3632 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Engenharia Mecânica do Campus Bacanga |
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