Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/3636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MORAES, Luis Paulo Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-18T16:37:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-18T16:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/3636 | - |
dc.description | Abstract The demographic growth in metropolitan areas have been constant and imminent. Big enterprises, industrial centers, shopping centers, among others, are factors that contribute to increase the number of people,causing the effect of swelling population in these regions. As a result, there is a need to invest in urban transport for carry a significant number of passengers every day at their destinations. No different from other capitals, St. Louis Has been suffering from this type of phenomenon. In recent years its population is increasing, causing the quality of public transport not accompany such growth. In addition to all the trouble that is inevitable, little is invested by the government in technological innovations to improve public transport this capital, falling short by both the infrastructure as of the vehicles as by the administrative sectors that govern the system. On the other hand, technological development has heated various branches of the socity, and is usually an alternative to providing solutions for the same. Accompanying this progression is the market of smartphones that over the past few years has aroused great interest of companies to create mobile applications in different sectors of society. With several technologies aggregate to these devices and the increased use of services that provide geographic information, numerous applications are developed to satisfy the most varied types of customers. Knowing this reality, this course conclusion work aims to propose a mobile application that offers for public transport users, a system that be is able to provide information about the itinerary of the bus of a certain line, by displaying your routes in a map and of approximate location of collective in real-time, besides providing the forecast time of arrival of the same up to a certain point by bus. The application is designed to run on the Android platform, it’s the even use GPS technology and APIs, Maps, Location and Direction provided by Google to generate geospatial data. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento demográfico em áreas metropolitanas tem sido constante e eminente. Grandes empresas, polos industriais, centros comerciais, entre outros, são fatores que contribuem para aumentar o número de pessoas, causando o efeito de inchaço populacional nestas regiões. Como consequência, há a necessidade de investir em transporte urbano para locomover diariamente um número significativo de passageiros para os seus destinos. Não diferente das outras capitais, São Luís vem sofrendo com este tipo de fenômeno. Nos últimos anos sua população vem aumentando, fazendo com que a qualidade do transporte público não acompanhe tal crescimento. Além de todo o problema que é inevitável, pouco se investe por parte do poder público em inovações tecnológicas para melhorar o transporte público desta capital, deixando a desejar tanto por parte da infraestrutura dos veículos quanto por parte dos setores administrativos que regem o sistema. Por outro lado, o crescimento tecnológico tem aquecido vários ramos da sociedade, e geralmente é uma alternativa a fim de apresentar soluções para a mesma. Acompanhando esta progressão, está o mercado de smartphones que ao longo dos últimos anos vem despertando um grande interesse das empresas para criação de aplicativos móveis nos diferentes setores da sociedade. Com diversas tecnologias agregadas a estes dispositivos e com o aumento do uso de serviços que disponibilizam informações geográficas, inúmeras aplicações são desenvolvidas para satisfazer os mais variados tipos de clientes. Sabendo-se desta realidade, este trabalho de conclusão de curso visa propor um aplicativo móvel que ofereça para usuários de transporte público, um sistema que seja capaz de fornecer informações sobre o itinerário dos ônibus de uma determinada linha, através da exibição de suas rotas em um mapa e da localização aproximada dos coletivos em tempo real, além de disponibilizar o tempo de previsão de chegada dos mesmos até um determinado ponto de ônibus. O aplicativo é desenvolvido para executar na plataforma Android, e o mesmo utilizará a tecnologia GPS e as APIs, Maps, Location e Direction disponibilizadas pela Google para gerar os dados geoespaciais. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Sistema de transporte público | pt_BR |
dc.subject | Computação móvel | pt_BR |
dc.subject | Serviço baseado em localização | pt_BR |
dc.subject | Android | pt_BR |
dc.subject | Dados geoespaciais | pt_BR |
dc.subject | Public transportation system | pt_BR |
dc.subject | Mobile computing | pt_BR |
dc.subject | Location based service | pt_BR |
dc.subject | Android | pt_BR |
dc.subject | Geospatial data | pt_BR |
dc.title | Rastreamento colaborativo de coletivos baseado na localização de usuários | pt_BR |
dc.title.alternative | Collaborative tracking of collectives based on user location | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUIS-MORAES.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.