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Título: Ginga Wings - um motor de jogos para autoria de aplicações de hipermídia com Nclua
Título(s) alternativo(s): Ginga Wings - a game engine for authoring hypermedia applications with Nclua
Autor(es): LOPES, Ivo Matheus de Goes
Palavras-chave: Desenvolvimento de jogos
Motor de jogos
TV digital
Lua
Game develpment
Game engine
Digital TV
Lua
Data do documento: 14-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: A presente monografia tem como objetivo desenvolver um motor de jogos (game engine), flexível, extensível e de propósito genérico para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), através do middleware Ginga, utilizando-se NCLua, que é a integração da linguagem NCL e Lua. Por flexível, entende-se um software que, apesar de apresentar restrições de uso pode ser adaptada para resolver problemas específicos. Por extensível, entende-se que o software pode ser evoluído em suas funcionalidades internas pelo usuário para atender necessidades não supridas pelo funcionamento original. E por propósito genérico, entende-se que é um Motor de Jogos não especializado em produzir nenhum gênero de jogo, podendo ser ajustado para funcionar com vários gêneros. A necessidade da criação de um motor de jogos dá-se pela complexidade de desenvolvimento de jogos. Os mesmos trabalham paralelamente com mídias visuais e auditivas, ao mesmo tempo em que interagem com o telespectador. Para facilitar a reprodução dessas mídias, e prover uma interface de alto nível para produção de jogos, este motor foi desenvolvido. O desenvolvimento do trabalho se deu no desenvolvimento de uma arquitetura de software para dar suporte às necessidades comuns em jogos, nomeadamente controle de gráficos, sons, entrada de dados do usuário e controle de atualizações. A partir disso, foi desenvolvida uma API que implementasse essa arquitetura, provendo as funcionalidades especificadas e tantas outras úteis para o desenvolvimento de jogos, terminando com um curto exemplo básico de uso da mesma em conjunto com as marcações NCL. Foi feito um estudo de caso para testar as capacidades do motor, uma implementação do jogo Tetris para TV Digital. Por fim, o jogo foi implementado com sucesso, apropriando-se de várias funcionalidades comuns ao tipo do jogo desenvolvido, mostrando a capacidade do motor de jogos.
Descrição: Abstract This thesis aims to develop a game engine, flexible, extensible and of generic purpose for the Brazilian Digital Television System (SBTVD), through Ginga middleware, using NCLua, which is the integration of programming language NCL and Lua. By flexible is meant a software that, despite having restrictions of use can be adapted to solve specific problems. By extensible is meant that the software can be evolved in its internal features to meet user needs unmet by the original specification. And for generic purpose, it is understood that it is a game engine not specialized in any game genre, and can be adjusted to work with various genres. The need to create a game engine comes from the complexity of game development. Games work in parallel with both visual and sound media, while interacting with the viewer. To facilitate the reproduction of these media, and provide a high-level interface for game development, this engine was built. A architecture was developed to support common needs games including graphic control, sounds, user data IO and loop updates. From this, an API that implemented this architecture was developed, providing the specified functionality and many other useful functions for developing games, finishing with a short basic example of its use with with NCL tags. A case study was done to test the engine, an implementation of Tetris game for Digital TV. The game was successfully implemented, appropriating many common features to its kind, showing the capacity of the game engine.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3637
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga

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