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http://hdl.handle.net/123456789/3648
Título: | Criação de um time de futebol robótico para o SIMULATION LEAGUE do RoboCup |
Título(s) alternativo(s): | Creation of a robotic soccer team for RoboCup SIMULATION LEAGUE |
Autor(es): | GOMES, Jamesson Amaral |
Palavras-chave: | Sistemas multiagente Futebol robótico Simulação2D UVA Trilearn Multiagent systems Robotic soccer 2D Simulation UVA Trilearn |
Data do documento: | 27-Jan-2017 |
Editor: | Universidade Federal do Maranhão |
Resumo: | O futebol robótico apresenta-se como um problema ideal para combinar Robótica e Inteligência Artificial, uma vez que apresenta um ambiente dinâmico, engloba um sistema multiagente e é um esporte coletivo. Adicionalmente, ressalta-se que o futebol de robôs pode integrar outras áreas de pesquisa, por exemplo pesquisa operacional, controle de processos, processamento de imagem, realidade virtual entre outras. Este trabalho descreve a simulação em duas dimensões do futebol de robôs do Robot World Cup Initiative (RoboCup), detalhando a estrutura do ambiente de simulação e desenvolvimento do futebol robótico, objetivando incentivar a criação de times e principalmente estratégias inteligentes por estudantes e pesquisadores da área, uma vez que tem-se uma baixa difusão do tema na comunidade acadêmica maranhense. A partir da escolha e estudo do time base UVA Trilearn - Holanda, foram desenvolvidas três estratégias básicas (Chutar ao Gol, Chutar de acordo com a coordenada do jogador e Drible) usando a linguagem de programação C++. A combinação desse time base e das estratégias possibilitou a criação do primeiro time de futebol de robôs simulado na UFMA. Tais estratégias foram aplicadas em partidas contra o time base Agent2D -Japão e o próprio time criado neste trabalho. Os resultados obtidos em partidas contra o Agent2D demonstraram a necessidade de melhorias devido a superioridade técnica do Agent2D, enquanto que as partidas contra um time sem essa superioridade técnica mostraram-se mais equilibradas. Essas melhorias a serem realizadas demonstram o potencial do time recém-criado, assim como criam novos horizontes para a robótica e para outras áreas de pesquisa. |
Descrição: | Abstract Robotic soccer is an ideal problem to combine Robotics and Artificial Intelligence, since it is a dynamic environment, encompasses a multi-agent system and is a collective sport. Moreover, robotic soccer can integrate other areas of research, for instance operational research, process control, image processing, virtual reality and so on. This work describes the 2D Soccer Simulation League of the Robot World Cup Initiative (RoboCup), elucidating the simulation structure and development environment, aiming to encourage the creation of teams and mainly intelligent strategies by students and researchers in this research field, since this is not a well known subject in the Maranhão’s academic community. Based on the choice and study of the UVA Trilearn - Netherlands base team, three basic strategies (Kick to Goal, Kick according to player’s coordinate, and Dribble) have been developed using the C ++ programming language. The combination of this base team and the strategies enabled the creation of the first simulated robotic soccer team at UFMA. These strategies were applied in matches against the team base Agent2D - Japan and the team created in this work. The results against Agent2D demonstrated the need for improvements due to the mastery of Agent2D, whereas matches against a team without this technical superiority proved to be more balanced. These improvements to be implemented demonstrate the potential of the newly created team as well as it breaks new ground for robotics and other research fields. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/3648 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Ciência da Computação do Campus do Bacanga |
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