Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/3654
Título: Avaliação de propostas de experimentação em livros didáticos de ciências de escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Codó-MA
Título(s) alternativo(s): Evaluation of textbook experimentation proposals public school science schools city ​​of Codó-MA
Autor(es): QUEIROZ, Taisa Layane Salazar
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Experimentação
Livro didático
Science education
Experimentation
Textbook
Data do documento: 13-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Este trabalho caracterizou as propostas de experimentação em livros didáticos de ciências utilizados em escolas públicas de ensino fundamental – séries finais do município de Codó. Efetuou-se levantamento a cerca das escolas na área urbana, bem como das coleções utilizadas nestas escolas para o ensino de ciências. Selecionou-se o livro de nono ano para avaliação de experimentos, que foram catalogados e classificados. Posteriormente foram investigadas as concepções dos professores a cerca das propostas de experimentação, bem como da intenção didática de aplicabilidade do experimento. A coleção apresentou uma gama de experimentos que foram classificados como fáceis e exequíveis pelos professores, com materiais de fácil acesso, tendo a contextualização e a relação teoria e prática como objeto de desenvolvimento de competências por experimentação.
Descrição: ABSTRACT This work featured proposals for experimentation in science textbooks used in public schools elementary school – final series of municipality of Born. Made-if the survey about the schools in the urban area, as well as the collections used in these schools for the teaching of science. Selected-the book of ninth grade for evaluation of experiments, which were catalogued and classified. Later were investigated teachers ' conceptions about the experimentation, as well as didactic intent of applicability of the experiment. The collection presented a range of experiments that were classified as easy and achievable by teachers, with easily accessible materials, having the background and theory and practice in skills development for experimentation.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3654
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Ciências Naturais /Biologia do Campus de Codó

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaisaLayaneSalazarQueiroz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.